PLUGIN_ESTATISTICA
Simecat





Home » Notícias
04/09/2015 | Notícias
Metalúrgicos de Catalão serão atingidos por férias coletivas e lay-off
width=450

Em outubro, trabalhadores de duas fábricas de Catalão terão as atividades suspensas para o cumprimento de férias coletivas e lay-off. As medidas foram tomadas para adequação de produção.

Na Mitsubishi, as férias estão previstas para 05 a 24 de outubro. Anteriormente, a paralisação estava programada para o mês de setembro, porém, a alteração foi necessária. Segundo Carlos Albino, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT), a mudança na data das férias não teve interferência do Sindicato, mas a iniciativa foi por uma boa causa. “A Mitsubishi está tentando trazer a produção de cabine do Jimny (Suzuki) para Catalão para gerar mais empregos”, esclarece. Atualmente, a cabine é montada em Pouso Alegre-MG.

Em julho, a montadora já havia parado a linha de produção por dez dias. Com a segunda parada do ano, a apreensão e expectativa tomam conta dos cerca de três mil trabalhadores. Em junho, a empresa desligou cerca de 180 funcionários e os demais entraram em greve. Como resultado, o SIMECAT conseguiu um acordo na Justiça do Trabalho. Portanto, os metalúrgicos têm direito a estabilidade até o final de setembro, prorrogado até outubro para casos de substituição, totalizando 120 dias de manutenção dos postos de trabalho.

 

Layoff na John Deere

Alegando acentuada queda nos volumes de produção e vendas de seus produtos, a John Deere apresentou ao Sindicato uma proposta de lay-off. A proposta foi colocada em votação e aprovada pelos trabalhadores.

Aproximadamente 250 funcionários integrarão o plano de lay-off, que vai de 22 de outubro a 03 de janeiro de 2016. A empresa viabilizará cursos de qualificação de no mínimo 180 horas para os trabalhadores suspensos. No período, nenhuma máquina será produzida, somente peças de reposição serão feitas.

No lay-off, o contrato de trabalho dos funcionários é suspenso e eles recebem seguro-desemprego. A John Deere se comprometeu a conceder ajuda compensatória mensal, sem natureza salarial, que garanta o nível salarial líquido do empregado.

 

Por Juliana Barbosa – Assessoria de Imprensa SIMECAT

 



Voltar Topo
 

Rua Mois�s Santana, n� 99 - Bairro S�o Jo�o
Catalão - Goiás. CEP: 75703-060.
E-mail: simecat@simecat.org.br
Telefone: (PABX/FAX): (64) 3442-4296

© 2010 - 2013 Copyright

HIST�RIA
DIRETORIA
CONVEN��O COLETIVA
ACORDOS COLETIVOS
HOMOLOGA��O
NOTÍCIAS | FOTOS | VÍDEOS

CURSOS
EVENTOS
ASSESSORIA JUR�DICA
CONV�NIOS
FILIE-SE
FALE CONOSCO