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Ambiente de trabalho: Evite hábitos que irritem seu chefe

Alguns vícios, como atrasos constantes, ficar sempre nas redes sociais e fazer fofocas, podem comprometer a carreira

Um ambiente de trabalho saudável depende de hábitos saudáveis de toda equipe, que não comprometam os bons resultados da empresa e até a carreira do trabalhador. Se você sempre se atrasa para reuniões, não resiste a participar da última fofoca e não consegue ficar longe das redes sociais, desperdiçando muito tempo que poderia ser usado para o trabalho, é melhor ter cuidado, pois isso pode estar deixando seu chefe muito irritado.

Foi o que constatou uma pesquisa do Institute of Leadership & Management (ILM), uma consultoria britânica. O mau uso de e-mails está entre os hábitos mais irritantes no ambiente de trabalho, segundo o levantamento. A maioria dos entrevistados odeia aquelas mensagens coletivas, enviadas para toda a empresa.

De acordo com a pesquisa britânica, roupas inadequadas e o uso excessivo de jargões também prejudicam o ambiente de trabalho. Para eles, há um uso exagerado de termos como “pensar fora da caixa†ou “vamos manter contatoâ€. A pesquisa aponta que essas pequenas irritações no ambiente profissional podem prejudicar o rendimento. Por outro lado, gestos simples, como ouvir um “obrigado†após realizar uma tarefa ou dizer tchau aos colegas, podem significar muito. Adquirir hábitos que otimizem o tempo também conta muitos pontos.

HIERARQUIA

Para a diretora da Evoluer Consultoria Empresarial, Mirella Nery Batista, um dos hábitos mais negativos é a quebra de hierarquia. Segundo ela, isso se traduz na falta de subordinação do empregado que tem faltas consecutivas, por exemplo, sobrecarregando o restante da equipe. Outro motivo de irritação é quando o funcionário garante ao cliente condições que a empresa não é capaz de suportar.

“Isso significa pensar mais no cliente que nas necessidades da empresaâ€, alerta Mirella. Ela lembra que os chefes realmente querem que o funcionário trate o cliente com mais interesse, mas sem deixar de reconhecer os limites da empresa, chegando a pressioná-la para que ela se submeta a algo que não pode.

A presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos em Goiás (ABRH-GO), Dilze Percílio, faz uma longa lista dos maus hábitos que existem no ambiente de trabalho, destacando as faltas injustificadas, as fofocas, o vício em redes sociais, o excesso de telefonemas particulares e até a dificuldade das pessoas para receberem um feedback. “Muitos funcionários levam as críticas para o lado pessoal e chegam a ficar emburradosâ€, adverte. Ela alerta que outro problema do trabalhador que sempre consegue irritar o chefe é a dificuldade para trabalhar em equipe, uma grande exigência do mercado atual.

Outro hábito muito negativo é quando o trabalhador está numa empresa e continua sempre em busca de outras oportunidades de trabalho no mercado. Geralmente, este colaborador é sempre instável e abandona o trabalho por qualquer coisa a mais que ofereçam a ele, ou seja, não tem nenhum comprometimento com o resultado da empresa. Dilze alerta que essa pessoa pode atrapalhar todo resultado da equipe, além de prejudicar sua própria imagem no mercado.

O trabalhador que tem alguns desses vícios anteriores geralmente não se dá bem em processos seletivos das próximas empresas onde tentar se inserir e terá sua carreira prejudicada. A presidente da ABRH-GO explica que, em qualquer processo seletivo, a tendência dos recrutadores é buscar referências daquela pessoa junto ao ex-chefe, e nãona área de recursos humanos, que nem sempre tem detalhes do seu comportamento e qualidade de seu trabalho.

Mesmo que ele não fale mal do ex-empregado, até por uma questão de etiqueta, também poderá prejudicá-lo se não falar bem. “Pelo simples tom ao qual esse chefe se referir ao empregado, não tecendo nenhum elogio, já é possível para o recrutador entender se ela foi ou não bem no emprego anteriorâ€, explica Dilze.

Por Lúcia Monteiro - O Popular



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