Anhanguera recebe cursos do Prossiga, projeto viabilizado por Carlos Albino, conselheiro regional do SENAI

Carlos Albino, presidente do SIMECAT, e conselheiro regional do SENAI, acompanhado da esposa Marina Freire e dos filhos Alice e Carlos Neto, prestigiou o início das aulas do Prossiga em Anhanguera nesta segunda-feira (08). Ele viabilizou que dois cursos fossem levados para o município, em parceria com o prefeito Marcelo Paiva e o vereador Dercílio Rodrigues, que é diretor do SIMECAT.

O Prossiga é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) e sindicatos, e Carlos Albino conseguiu trazer 500 vouchers para diversos cursos de qualificação totalmente gratuitos para Catalão, entre eles: Eletricista Industrial, Eletricista Predial, Eletricista de Automóveis Leves, Mecânico Industrial, Mecânico de Automóveis Leves, Operador de Processo Minero Químico e Auxiliar de Operações em Logística.


Em Anhanguera, mais de 30 mulheres se matricularam para os cursos de Modelagem Industrial e Costureiro Industrial (Tecido Plano e Malha) ministrados pelo SENAI/Catalão. Cada curso, totalmente gratuito, custaria cerca de R$ 2 mil para as participantes. Célia Pimenta, Instrutora Orientadora da Área de Vestuário do SENAI/Catalão, destacou a importância do início do curso em Anhanguera. “Estamos trazendo qualificação de mão de obra para esse município, proporcionando com que essas mulheres encontrem uma profissão e melhorem sua renda familiar. Quero agradecer todo o apoio que recebemos para que isso se tornasse realidade”, comentou a instrutora.


A primeira-dama de Anhanguera, Suzana Tereza Franco, representando o prefeito Marcelo Paiva, agradeceu a parceria com o conselheiro regional do SENAI, Carlos Albino, e afirmou que espera que a cidade seja beneficiada com mais cursos no próximo ano. Já Carlos Albino, que tem um carinho especial por Anhanguera, prometeu não medir esforços para que o município seja beneficiado em outra fase do projeto Prossiga. “Conseguimos trazer esses cursos para Anhanguera e isso vai gerar renda para essas mulheres que depois poderão costurar em suas casas ajudando as suas famílias. Estou feliz demais de ter fechado essa parceria e ver elas tão animadas com o início das aulas”, comemorou.


Jéssica Lima dos Santos, uma das alunas, explicou que já trabalhou de costureira e decidiu participar do curso mesmo assim. “É bom para aprender mais e como é gratuito, eu não quis perder a oportunidade. Se fosse para eu pagar eu não teria condições e nem mesmo conseguiria sair daqui para fazer esse curso em outra cidade, então, só tenho a agradecer essa chance”, disse a moradora de Anhanguera.


Para Juliana Manoelina Fernandes, o curso poderá proporcionar uma renda extra. “Sou dona de casa, tenho filhos e não consigo trabalhar fora. Anhanguera também é uma cidade pequena sem muitas oportunidades de trabalho, então, resolvi fazer o curso”, explicou a aluna.


Além dos cursos que se iniciaram em Anhanguera, há turmas em andamento em Catalão e novas que começarão as aulas nos próximos dias. Pires do Rio e Ouvidor também serão beneficiadas com o projeto. Em Pires do Rio, a parceria será com a Prefeitura Municipal e empresa Friato (curso de Informática Básica) e em Ouvidor, com a Prefeitura Municipal e vereador Jorginho Benedito, que também é diretor do SIMECAT (curso de Assistente Administrativo).

Lara Cristina Alves=
Assessoria de Imprensa SIMECAT