Entre os principais pontos do acordo entre a montadora e o sindicato também estão a redução de jornada de 10% com desconto proporcional no salário. Atualmente, a unidade emprega 1,3 mil pessoas.
Trabalhadores da Ford de Taubaté (SP), que fabrica motores e transmissões, aprovaram em assembleia nesta terça (12) um acordo que libera a abertura de um Plano de Demissão Voluntária (PDV) aos horistas para reduzir o efetivo de 160 trabalhadores considerados excedentes na unidade. O acordo também autoriza o congelamento dos salários neste ano e a redução de jornada com desconto proporcional.
Após as negociações, que terminaram na última sexta-feira (8), ficou definido que os 12 demitidos serão incluídos no PDV e terão os mesmos benefícios que os funcionários que aderirem ao programa. As adesões têm desligamentos programados para até maio, segundo a empresa.
Entre os principais pontos do acordo também está a redução de jornada de 10% com desconto proporcional no salário, que está previsto para ter início a partir de junho deste ano.
Em contrapartida, os trabalhadores que não aderirem ao PDV terão estabilidade até o fim deste ano, Participação dos Lucros e Resultados (PLR) ampliada do valor negociado de R$ 7,3 mil para para R$ 11,1 mil e o pagamento de uma compensação de R$ 4,5, em duas parcelas, por causa do congelamento salarial. A unidade emprega cerca de 1,3 mil pessoas.
O acordo contempla também que, dos três dias de paralisação, dois sejam abonados pela montadora e um dia descontado dos trabalhadores, em duas vezes.
Avaliação
Coordenador do sindicato em Taubaté, Silvaldo Cruz, lamentou o acordo. A gente tinha que chegar em um acordo sobre o excedente, mas não é uma proposta que agrada ou vem de encontro do interesse dos trabalhadores. Ele traz mudanças e nos coloca em uma situação difícil de negociar, ainda mais depois da reforma trabalhista, afirmou.
A multinacional informou em nota que o excedente de trabalhadores se deve à necessidade de ajustar os volumes de produção, em função da queda nas exportações para a Argentina, bem como, do término do fornecimento de motores e transmissões para o México em 2019.