Ter boas ideias e não temer ser criativo é característica importante em todas as áreas e pode alavancar carreiras
Em momentos em que empresas remodelam estruturas, criam novos projetos e metas, há cada vez mais a exigência de profissionais atualizados e que tenham novas ideias, que são fundamentais dentro de qualquer negócio. O perfil inovador é encarado hoje como competência estratégica para todas as áreas e que pode ser desenvolvida. O profissional que tem a criatividade em alta, como consequência, também ganha pontos.
Da entrevista a uma possível promoção ou mesmo para se desenvolver em uma nova carreira, os criativos se destacam. “Existem testes de tendência comportamental que identificam as características inovadoras e por meio de uma boa conversa dá para avaliar pontos que mostram o desejo interno de querer fazer algo a mais”, explica a consultora de recursos humanos e coach de carreira, Lucélia de Carvalho Borges.
Ela pontua que se destaca aquele que entende o momento certo para inovar, desenvolve seu potencial de inovação e faz novas ações que visam melhoria do que se tem como propósito de resultado. “Quando gosta do que faz, o profissional consegue isso com mais facilidade, busca atualizações, novos cursos e informações e deve estar ‘antenado’ ao que acontece no mundo.” Porém, o ambiente de trabalho também influencia.
Ambiente
A coach lembra que o ambiente nos influencia e por isso quando há nível de competição alto entre colaboradores, o fluxo de criatividade pode ser bloqueado e quem tem vontade de se expressar pode ficar estressado e até procurar outro trabalho. “No ambiente em que as ideias são bem vindas, há um melhor fluxo de criatividade. Em empresas de tecnologia estamos mais acostumados a ver isso.”
Uma gestão centrada na valorização do potencial humano e com visão forte de negócio pode contribuir para o desenvolvimento de mais profissionais inovadores e que contribuam para serviços, produtos e atendimentos com mais qualidade. “O estímulo, seja por prêmio, reconhecimento ou destaque, motiva bastante, principalmente aqueles que possuem bloqueios.”
Ao expor sua contribuição, o profissional também deve ter cuidado para testar, comprovar se de fato sua ideia pode ter resultado, mesmo que de maneira empírica. “É como um cientista, quando vai mostrar uma descoberta, é importante assegurar que dê resultado.” Evitar excessos, se preparar e por fim no medo de errar também são dicas para conseguir inovar e ter diferenciais cobiçados pelo mercado.
O diretor-executivo do MIT Leadership Center, Hal Gregersen, publicou no livro The Innovator’s DNA, no qual divide a autoria com outros dois professores, cinco competências que distinguem os inovadores. Ele sugere que associar diferentes conteúdos, questionar, observar, experimentar e ter um bom networking são características fundamentais que podem aproximar os profissionais de referências como Steve Jobs e não vale apenas para quem é da área de tecnologia.
Por Katherine Alexandria - O Popular
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