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Consumidor pode ver pela internet se seu nome está sujo

Empresa oferece a opção sem nenhum custo, mas serviço é criticado por não ter uma base mais ampla

O consumidor já pode consultar se seu nome está sujo pela internet e sem nenhum custo. A empresa de informação de crédito Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), disponibiliza em seu portal na internet a autoconsulta de débito não quitado.

Feita a partir do CPF, a busca contribui para a identificação de débitos, restrições ou pendências financeiras e na obtenção de dados dos credores para uma negociação direta da dívida, sem intermediários. Pode ser feita a qualquer momento e de qualquer parte do País, sem pagar nada, mesmo que o consumidor não tenha uma carta comunicado.

“A Boa Vista Serviços sabe que o nome é o maior patrimônio do consumidor e acredita que, quando ele cuida do seu nome, ganha e muito. Ele é reconhecido como bom cliente nos bancos e lojas, tem acesso aos melhores parcelamentos e empréstimos. A empresa ainda acredita que quem cuida do próprio nome torna-se um consumidor positivoâ€, explica o diretor de Inovação e Sustentabilidade da companhia, Fernando Cosenza.

CRÃTICAS

A gerente de relacionamento da a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Goiânia, Dina Marta Correia, alerta que a base de dados da Boa Vista Serviços não contempla todo o varejo local e está centrada em empresas com sede na Região Metropolitana de São Paulo, como bancos e algumas financeiras de crédito.
A CDL trabalha com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) – empresa de informação de crédito concorrente da Boa Vista Serviços. Segundo Dina Marta, a ferramenta do SPC tem uma base de dados mais ampla. “Uma base de dados mais ampla é garantia de segurançaâ€, ressalta.

Ela diz que a CDL vem recebendo ligações e reclamações de consumidores que realizam o cadastro na Boa Vista e obtêm um “Nada Consta†como resultado. Ao chegarem à loja para efetivar uma compra a prazo, percebem que o nome está negativado. “Por isso é importante ter uma base de dados amplaâ€, ressalta.

A Boa Vista Serviços, porém, informa que administra um banco de dados que reúne informações comerciais e cadastrais de mais de 130 milhões de empresas e consumidores em todo o País.

A empresa foi lançada em 2010, para operar o SCPC, por meio de uma parceria da Associação Comercial de São Paulo, Fundo de investimentos TMG Capital, Clube dos Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro, Associação Comercial do Paraná e Câmara dos Dirigentes Lojistas de Porto Alegre.

O SPC, por meio de sua assessoria, por sua vez, informa que deve lançar em breve uma ferramenta de consulta para ser acessada, de forma gratuita, por consumidores de todo o País. A data de lançamento e o nome da ferramenta, entretanto, não foram informados.

Iniciativa precisa ser aprimorada, diz lojista

Representantes do setor comercial em Goiás avaliam que a iniciativa da Boa Vista é positiva, mas que precisa ser aprimorada. O presidente do Sindicato Varejista de Goiás (Sindilojas), José Carlos Palma Ribeiro, diz que essa ferramenta vem somar ao ideal de democratização da informação para o consumidor.

Segundo ele, qualquer recurso que proteja consumidor e lojistas é bem-vindo. Mas José Carlos lembra que a base de dados do SPC, em Goiânia, é maior e, por isso, mais eficaz nesse objetivo. “A base de dados do SPC em Goiânia é composta pelas vendas do varejo, feitas a partir de carnês e cheques. O Boa Vista não tem a mesma capilaridadeâ€, diz.

A presidente da Associação Comercial Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), Helenir Queiroz, frisa que a informação sobre um consumidor pertence também a ele próprio e não apenas ao comércio. “Muitas vezes ocorre da pessoa estar negativada de forma injusta. A transparência é salutar. Mas é preciso que essa informação seja o mais próximo da realidade.â€

Procon alerta para risco com o sigilo

O gerente de Cálculos e Pesquisa do Procon-GO, Gleidson Tomaz Fernandes, alerta que o consumidor tem de ter cuidado com o sigilo das informações prestadas ao site da Boa Vista Serviços porque a segurança é falha, apesar de ser um serviço positivo quando o assunto é diminuição do custos e fim da intermediação. A impressão foi tida após a realização de um teste feito na tarde de ontem.

Segundo o site da Boa Vista, o número do celular informado deve ser cadastrado no CPF como forma de segurança. Gleidson cadastrou seus dados pessoais, mas forneceu o número do telefone de outra pessoa. O cadastro foi realizado e a consulta realizada. “Isso é um problema. Qualquer pessoa que tenha os dados pode fazer a consulta de dados sigilosoâ€, afirma.

Gleidson informa que a ideia da consulta de pendências pela internet pode ser eficiênte para diminuir o problema da inscrição indevida de nomes em órgãos de defesa do consumidor – uma das principais reclamações registradas pelo Procon. Em 2012, foram 1.014 reclamações deste tipo – ou 38,14% a mais do que as 734 registradas em 2012.
 
CADASTRO POSITIVO

A adesão ao Cadastro Positivo segue a passos lentos em Goiás. Foram realizadas até o momento uma média de 700 por mês, número considerado baixo pelas empresas de proteção ao crédito.

Em vigor desde janeiro deste ano, o cadastro positivo é um banco de dados gerido por empresas especializadas sobre os pagamentos feitos em dia pelos consumidores.

Por Ricardo César - O Popular 



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