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08/05/2015 | Notícias
Fim de um sonho: Suzuki desiste de Itumbiara

Com mercado automotivo retraído, marca transfere produção da cidade para Catalão

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Desempregado e sem esperanças. É assim que Breno Ferreira, 20, se considera após o anúncio da Suzuki Veículos do Brasil em suspender as operações na unidade instalada em Itumbiara e transferir a produção para a fábrica da Mitsubishi, coligada da marca no País, em Catalão. O jovem, que é operador logístico, trabalha na empresa há mais de dois anos e teme pelo futuro.

“A empresa poderia ter avisado antes. Pretendia crescer profissionalmente e contribuir para o desenvolvimento da companhia. Talvez um dia ela volte. Agora vou atrás de emprego na minha área e se não conseguir sei que terei de aceitar o que vier pela frente. Ficar desempregado não dá”, lamenta Breno. A reportagem entrou em contato com outros funcionários, que informaram não estarem autorizados a dar entrevistas.

A fábrica da Suzuki em Itumbiara foi anunciada no Salão de Automóvel de 2010, para uma produção anual de 7 mil unidades (veja quadro). Após conseguir vários incentivos fiscais tanto do governo estadual quanto do municipal, a unidade ficou pronta no segundo semestre de 2012.

A transferência se deve pela atual crise na indústria automotiva. No comparativo de março de 2015 com igual período do ano passado, a marca registrou queda de 40% nas vendas. Com a mudança, a produção do jipe Jimny passa a ser feita totalmente na fábrica da Mitsubishi de Catalão. Até então, os veículos começavam a ser produzidos na unidade de Catalão e eram finalizados no município de Itumbiara.

Em nota, a empresa afirmou que o processo faz parte de uma reestruturação do seu modelo de produção. “A Suzuki está em busca do máximo de eficiência devido ao momento atual do mercado, no qual os custos têm crescido e o mercado automotivo segue retraído.”

Empregos

O comunicado oficial feito aos funcionários se deu após reunião com o Sindicato dos Metalúrgicos de Itumbiara. O presidente da entidade, Flávio Henrique Caetano, explicou que já havia boatos sobre a mudança. Segundo ele, dos 100 trabalhadores da linha de produção, 40 serão convidados a se transferir para a unidade em Catalão.

O sindicado disse que as demissões ocorrerão em primeiro de junho. “Além das indenizações, do pagamento do 13º e das férias, cada funcionário receberá R$ 1 mil a mais e plano de saúde por três meses após as demissões”, afirma Flávio.

Para ele, a decisão acarretará prejuízos tanto para os trabalhadores quanto para a economia da cidade. “O cenário econômico atual não é motivador. As empresas não estão contratando. Mas vamos fazer o possível para a recolocação dessas pessoas no mercado de trabalho.”

Expectativa

Quando foi anunciada a ida da fábrica para Itumbiara, o então prefeito, José Gomes, disse que a partir de 2012 quando a Suzuki entrasse em operação, a arrecadação de tributos para a cidade iria aumentar em 50%, além da contribuição para o crescimento da renda e da geração de empregos.

O atual prefeito, Chico Balla, lamenta a mudança e afirma que a expectativa é de que após esse período de insegurança em relação às medidas tomadas pelo governo federal, a Suzuki volte para a cidade. Enquanto isso, ele acredita que com o aquecimento da economia local e a chegada da Stemac – Grupos Geradores e Soluções em Energia, os trabalhadores não ficarão desempregados.

“Mesmo com todos os incentivos recebidos, a Suzuki não implantou o projeto definitivo na cidade, não efetivou a montagem do jipe. Mesmo assim, gerou empregos diretos. O diretor da empresa, Alfredo Sestini, disse que eles foram obrigados a reduzir os custos, mas há expectativas da montadora voltar para Itumbiara”, diz Chico Balla.

Incentivos fiscais

Conforme publicado no POPULAR, a empresa teve incentivos fiscais do governo estadual da ordem de R$ 1,822 bilhão, ao deixar de recolher, nos próximos nove anos, 73% do ICMS a ser apurado com a venda dos veículos. A empresa recebeu ainda da prefeitura de Itumbiara um terreno de 20 alqueires.

Sobre a mudança da Suzuki para Itumbiara, a Secretaria da Fazenda do Estado de Goiás (Sefaz) afirmou, em nota, que ainda não recebeu nenhuma notificação sobre o assunto: “A empresa continua com inscrição ativa em Itumbiara. Sobre os incentivos, eles constam da Lei 16.671/2009 que dispõe sobre a concessão de incentivo fiscal destinado à implantação ou ampliação de empreendimento industrial de veículo automotor no Estado de Goiás”.

1,8

bilhão de reais foi o valor concedido à Suzuki em incentivos fiscais pelo governo do Estado

VEJA QUADRO

Por Dayse Freitas - O Popular

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