O goianiense é o consumidor que mais pretende comprar carro e moto zero-quilômetro nos próximos 12 meses, numa lista de 13 mercados brasileiros pesquisados pela Ipsos Marplan. Entre os entrevistados, 23% afirmaram sua pretensão de adquirir um veículo em 2013, cinco pontos porcentuais a mais do que os brasilienses e os paulistanos, os segundos colocados. Estão de olho nas motocicletas 10% dos pesquisados.
No mapa das intenções de consumo para o ano que vem, as viagens pelo Brasil ou exterior aparecem em primeiro lugar (62%), além da construção ou reforma da casa (24%) e a compra de móveis (17%). O cenário verificado na capital goiana (veja quadro) é um reflexo do crescimento do poder de compra.
O crescimento da economia do Estado há tempos está acima da média nacional, o que reforça ainda mais a condição financeira da população local, explica o coordenador do Centro de Pesquisas Econômicas e Mercadológicas das Faculdades Alfa (Cepem/Alfa), Aurélio Troncoso.
No caso dos automóveis, desde 2008 que o mercado está em expansão, depois que a parcela da classe D que ascendeu para a C começou a ter acesso ao bem de consumo. Além disso, o economista afirma que boa parte dos consumidores está trocando seus automóveis usados por novos, já que as condições de parcelamento e as taxas para a aquisição de um zero quilômetro ainda são mais vantajosas do que as de um usado. De olho nessa fatia, as concessionárias têm investido em estratégias para atrair a clientela, com enfoque desta vez não mais na redução do IPI, mas na oferta de diversos brindes.
Já a compra de motocicletas é motivada principalmente pela população de renda mais baixa, da classe D. “Eles estão trocando a despesa com o tíquete do ônibus pela parcela do financiamento da moto. Sem falar que é um veículo que eles conseguem manter, pelo baixo consumo de combustível”, avalia o economista, que estima que a compra de motos deve ser feita por um porcentual de consumidores muito maior do que o indicado na pesquisa. “Pelo menos 25% dos goianienses.”
Aurélio Troncoso afirma que, além do aumento de poder de compra, as promoções oferecidas em pacotes e passagens nos últimos anos tem possibilitado que o goianiense viaje cada vez mais. Ele cita os descontos em sites de compra coletiva e nas páginas eletrônicas das companhias aéreas como as principais contribuidores pelo aumento do acesso ao turismo.
A pesquisa da Ipsos Marplan ouviu 41.053 pessoas em São Paulo, Rio, Recife, Porto Alegre, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília, Fortaleza, Vitória, Florianópolis e interior de São Paulo, além de Goiânia.
Por Lídia Borges - O Popular
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