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IPI menor deve ser prorrogado

Com a redução, as vendas cresceram e os estoques foramajustados, de acordo com analistas

Analistas do setor automotivo acreditam que haverá prorrogação da redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para estimular a compra de veículos, que termina no dia 31, apesar da negação do ministro da Fazenda, Guido Mantega. A confirmação da extensão do benefício, no entanto, é esperada para os dias próximos à data de vencimento.

De acordo com os analistas, o IPI reduzido reergueu o comércio de veículos, levou a um ajuste dos estoques nas montadoras e a partir de julho abriu espaço para uma retomada da produção, com consequente alta no número de empregados. Agora, dizem, não há razão para o governo interromper o bom momento da indústria automotiva e comprometer ainda mais o fraco desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) de 2012.

O ex-presidente da Ford Brasil e diretor do Centro de Estudos Automotivos (CEA), Luiz Carlos Mello, diz acreditar “piamente” na renovação da política de incentivo à compra do automóvel. “O governo não quer correr nenhum risco em relação ao impacto que uma nova crise no setor teria na economia”, afirma, em relação a uma eventual freada no mercado de veículos caso o imposto volte a vigorar com a alíquota cheia. “Se o PIB já se desenha abaixo dos 2% de crescimento, qualquer soluço da indústria automotiva, que tem uma cadeia muito desdobrada, teria impacto.”

O ex-vice-presidente de Manufatura e Criação de Produção da Ford na América do Sul e hoje consultor Luc de Ferran afirma que todos os agentes do setor com quem tem conversado confiam na prorrogação do benefício. Ferran destaca o efeito que o IPI reduzido teve sobre os estoques das montadoras, que em abril chegaram a 43 dias e ao final de julho foram reduzidos ao equivalente a 27 dias de vendas, segundo divulgou a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) . “Quando cortou o imposto, a indústria que havia praticamente interrompido a produção, ajustou o estoque em menos de um mês”, diz. “Todo mundo está com os números positivos do IPI reduzido na cabeça”, afirma.

Dados da Anfavea relativos a julho mostram que as vendas de veículos chegaram a 364.196 unidades, recorde para o mês e o segundo melhor resultado mensal da série histórica. A produção aumentou 8,8% em comparação a junho e, para agosto, a entidade espera recorde tanto de vendas quanto de produção. O emprego cresceu 0,5% em julho ante o mês anterior, após uma alta de 1,3% na comparação de junho ante maio.

ÚLTIMA HORA

Julian Semple, consultor sênior da Carcon Automotive, acredita que haverá a prorrogação, mas a decisão será anunciada na última hora para não interromper a corrida do consumidor às concessionárias em busca de um preço menor do veículo. “Sob o ponto de vista das montadoras, é melhor apostar corrida agora e fazer o anúncio da prorrogação só no último momento”, diz.

Semple também chama a atenção para os efeitos que a política de IPI reduzido teve sobre o mercado de veículos usados. Assim que o pacote para a indústria automotiva foi anunciado, no dia 21 de maio, o preço dos automóveis usados despencou, acompanhando a redução dos carros zero quilômetro. “De uma hora para outra o estoque da loja concessionária perdeu valor”, lembra. Após desse choque, segundo Semple, o mercado deu início a um processo de ajuste de preços dos veículos de segunda mão.

Uma nova prorrogação do benefício não mexeria nesse processo, enquanto a volta da alíquota cheia do imposto provocaria um novo abalo no mercado de usados. “Uma prorrogação do IPI não mudaria a situação de maneira considerável porque seguiria o processo de ajuste de preços. Agora, se houver um novo choque, o mercado demoraria ainda mais para se ajustar”, afirma. “Não prorrogar (o benefício) é ruim para todo mundo.”

Por Agência Estado

Fonte: O Popular



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