Por Cibelle Bouças
SÃO PAULO - O Google encerrou o quarto trimestre de 2012 com lucro líquido de US$ 2,89 bilhões, resultado 6,7% acima do registrado no mesmo período do ano anterior. O lucro líquido diluído por ação foi de US$ 8,62 no trimestre, ante US$ 8,22 no último trimestre de 2011, o que representou um incremento de 4,9%.
Em comunicado, a companhia informou que obteve um trimestre “forte”, com crescimento de 36,2% da receita sobre o quarto trimestre de 2011 e de 8% em relação ao terceiro trimestre. No quarto trimestre, a receita líquida foi de 14,42 bilhões.
A receita com publicidade e outros serviços dos sites do Google cresceu 18%, para US$ 8,64 bilhões, tendo sido o maior impulsionador dos resultados da companhia no período. A receita com outros sites parceiros cresceu 19%, para US$ 3,44 bilhões.
A companhia também informou que a receita fora dos Estados Unidos representaram 54% do total, ante 53% no ano anterior, totalizando US$ 6,9 bilhões. Em 2012, o Google ressaltou que, pela primeira vez, superou US$ 50 bilhões em receita. No ano passado, a receita da companhia chegou a US$ 50,17 bilhões, alta de 32,4% na comparação anual.
A companhia informou que sofreu um impacto negativo de US$ 130 milhões com câmbio. A companhia também registrou um aumento de 42,3% nas despesas operacionais, que somaram US$ 4,81 bilhões no período. Parte do resultado foi associado à redução dos valores pagos pela publicidade digital por clique.
O lucro operacional da companhia no período teve uma redução de 3,2%, para US$ 3,39 bilhões. O resultado superou as estimativas de analistas consultados pela FactSet, fazendo com que a ação registrasse alta de 3,8% no pós-mercado.
|