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15/02/2016 | Notícias
Mesmo com a crise, metalúrgicos garantem aumento de salário

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Após quase cinco meses desde o lançamento da Campanha Salarial e mais de 20 rodadas de negociação, a proposta de acordo coletivo de trabalho da Mitsubishi foi aprovada pelos metalúrgicos na manhã desta segunda-feira (15). A luta do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT) e dos trabalhadores garantiu reajuste salarial de 10,33%, que representa a reposição das perdas causadas pela inflação no período da data-base (1° de novembro de 2015). Já os salários acima de R$ 4 mil terão 5% de aumento.

O vale card a partir do mês de março terá o valor de R$ 330 (em abril, será excepcionalmente de R$ 400). O abono salarial será discutido e calculado posteriormente, conforme a quantidade de veículos produzidos. Um sistema de banco de horas também será implementado e entre os meses de março e maio não haverá produção nas segundas e sextas-feiras, sendo que a carga horária será estendida por uma hora nos dias trabalhados, no regime de meia hora antes e meia hora depois.

O SIMECAT considera uma conquista positiva diante do cenário de recessão que o setor automobilístico está enfrentando. Desde o começo das negociações, a montadora se recusou a propor qualquer tipo de aumento salarial, nem mesmo as perdas inflacionárias. Entretanto, com garra, persistência e união os metalúrgicos conseguiram fazer com que os representantes da montadora acatassem a reivindicação. “Enfrentamos muitas dificuldades, mas agora a vitória está na mão. Já estávamos achando que não íamos ganhar o aumento, mas graças a Deus conseguimos. Mas ”, enfatiza o presidente do SIMECAT Carlos Albino.

A Campanha Salarial 2015/2016 também foi marcada pela participação de uma comissão de negociação, formada por trabalhadores ativos, e que ajudou a pensar nas estratégias e formulação de propostas que atendessem as necessidades da categoria. “A ideia de criar a comissão foi para mostrar a realidade do chão de fábrica para os representantes da montadora e, ao mesmo tempo, mostrar para os trabalhadores as dificuldades que passamos na Campanha”, explica. “A comissão foi muito importante e contribuiu para conquistarmos este resultado. Assim como a ajuda dos companheiros de fora, de outros sindicatos, que tanto nos deram força”, lembra Albino.

Com o slogan “Trabalhador unido, braço forte”, a Campanha Salarial foi lançada no dia 30 de setembro de 2015. O acordo vale para as empresas MMC, BW&P, PRC e Suzuki.

Por Juliana Barbosa – Assessoria de Imprensa SIMECAT



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