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11/08/2014 | Notícias
Planeje bem a entrevista de emprego
Faça uma pesquisa sobre a empresa onde pretende trabalhar. Informe nas respostas só suas competências reais. Não minta

/Quando se trata de entrevista de emprego, dificilmente existe algum profissional que, vez ou outra, não tenha ficado inseguro durante o processo seletivo. Esse comportamento é natural, afinal uma derrapada pode custar a sonhada vaga em uma empresa. Por isso, o mais importante é se preparar para todas as etapas: antes, durante e depois da entrevista.

Antes da entrevista, faça uma pesquisa completa sobre a empresa. Utilize o portal da internet como ponto de partida. Ative sua rede de relacionamentos e, se possível, converse com algum profissional que tenha trabalhado na empresa. Descubra como as pessoas costumam se vestir no ambiente de trabalho. “Não é apropriado aparecer de salto 15 centímetros em uma indústria”, analisa a diretora da Agregar Gestão de Pessoas, Maria Célia Franklin. Não chegue atrasado. Se necessário, faça o caminho um dia antes da entrevista para calcular o tempo gasto durante o trajeto.

DURANTE

Embora já tenha atingido a fase da entrevista presencial, não se esqueça de ter em mãos os documentos pessoais, além do currículo. “Saiba com quem você vai conversar”, diz Maria Célia. Ela explica que o candidato deve ter cuidado com a primeira impressão. Tente não demonstrar ansiedade. O nervosismo pode ser o algoz de um bom candidato a uma vaga de trabalho.

Com tranquilidade, é possível prestar mais atenção às perguntas feitas pelo recrutador. O ideal é que as respostas sejam objetivas, mas não monossilábicas. “É interessante que o candidato dê exemplos, repassando informações que contribuam com seu nível de conhecimento”, diz.

Sendo o primeiro emprego, a entrevista será focada em sua vida pessoal, escolar e em atividades extracurricular. “Focamos se a pessoa ajuda os pais, se participava de trabalhos em grupo, quais matérias mais gostava na escola”, afirma.

Uma dica essencial e comum a todos os candidatos é: nunca minta. A possibilidade de ser descoberto é imensa. “Checamos as informações. Uma hora ou outra a verdade surge”, diz. Maria Célia explica que o profissional deve repassar exatamente o nível de conhecimento técnico dominado. “É diferente se ele tem apenas noção, se ele opera ou se ele domina determinada área. São níveis completamente diferentes. Ele deve dizer aquilo que realmente sabe fazer”, comenta. Outro fator que pode derrubar o resultado de sua entrevista é falar negativamente do último empregador ou de situações que ocorreram nas empresas anteriores.

APÓS

Maria Célia explica que o candidato também deve escolher o local de trabalho. “Não escolha por impulso. Pese os prós e contras. Avalie toda a empresa e não somente a questão monetária”, explica. Inclusive, ressalta, se o candidato estiver participando de mais de um processo seletivo, ele deve deixar claro para o recrutador que irá avaliar todas as propostas.

Maria Célia explica que a falta de profissionalismo e comprometimento pode fechar portas até após o processo seletivo. “Existem pessoas que não aparecem após serem selecionados. Isso ocorre em todos os níveis”, finaliza.

Por Karina Ribeiro - O Popular

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