No dia 26 de fevereiro, sindicalistas de Catalão foram recebidos pelo Superintendente do INSS da Região Norte e Centro-Oeste, André Paulo Félix Fidelis. O encontro aconteceu para serem discutidas as propostas de mudanças para o órgão. No dia 04 de fevereiro, aconteceu uma mobilização em frente ao posto da Previdência Social em Catalão para cobrar melhorias em diversos serviços, sendo o principal, agilidade no agendamento de perícias médicas.
O Superintendente reconheceu as falhas da Previdência e se comprometeu a manter o diálogo com os sindicatos para ajustar o que for necessário. De acordo com a gerente da agência de Catalão, Ivana Soares, o tempo para realização de perícias já reduziu de 45 para 22 dias. Três médicos estão realizando as perícias, sendo que um deles foi deslocado para atender a demanda da região. Ela afirma também que o tempo de espera para atendimento caiu de 20 para 9 dias, número satisfatório se comparado com a média regional, que é de 37 dias.
Para humanizar o atendimento, o Superintendente e a gerência do INSS Catalão se comprometeram a instalar ar-condicionado na sala de espera. O Superintendente também reconheceu que os serviços são essenciais e que é necessário repor a força de trabalho em alguns locais. “A expectativa é de concurso público, mas ainda não temos previsão”, lembra.
Para o secretário de Saúde do SIMECAT, André Felício, o protesto foi muito válido e as melhorias já podem ser vistas. “Antes do Superintendente, a Gerente Regional do INSS Raildete Marques já tinha nos recebido em outras duas reuniões, nos dias 04 e 19 de fevereiro. Desde então, estamos mantendo o diálogo e tentando implementar as melhorias. Diminuir o tempo de realização da perícia médica é uma grande conquista e gera uma segurança maior para o trabalhador debilitado, pois quanto antes for feita a perícia, mais rápido chega o benefício”, afirma.
Por Juliana Barbosa - Assessoria de Imprensa SIMECAT
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