
Evento foi promovido pelo SIMECAT, SINTRACOM, SMCEG, SINDTRANSPORTES, METABASE, SINDCOM E EXCOLA
Nesta sexta-feira (28), Catalão sediou o Seminário de Inteligência Artificial para Sindicatos no auditório do SENAI. O evento foi promovido pelos sindicatos, dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT), dos Trabalhadores da Construção Civil e do Mobiliário de Goiânia (SINTRACOM), dos Motoristas Cegonheiros de Goiás (SMCEG), dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário (SINDTRANSPORTES), dos Trabalhadores das Mineradoras de Catalão (METABASE), dos Empregados no Comércio de Catalão (SINDCOM) e pela Excelência em Formação Social (EXCOLA).
Drº Francisco Gérson Marques de Lima, Pós-Doutor em Direito Coletivo do Trabalho, professor, pesquisador e Subprocurador-Geral do Trabalho, foi convidado pelos sindicatos envolvidos para um treinamento sobre o uso da Inteligência Artificial (IA)no movimento sindical. De acordo com ele, a IA já vem sendo utilizada pelas empresas, que têm procurado investir mais nessa área, e essa ferramenta começou também a ser aplicada por diversos sindicatos que estão buscando se adequar a essa tecnologia. A IA pode proporcionar maior engajamento na categoria, podendo facilitar o trabalho das entidades sindicais e propiciar uma compreensão melhor de certos fenômenos. Além disso, pode auxiliar na negociação coletiva, facilitando com que o sindicato compreenda alguns dados que estão disponibilizados na Internet, como do IBGE e do DIEESE, por exemplo. Então, isso é muito bom para o movimento sindical. Nossa intenção foi exatamente trazer os primeiros passos da IA para o movimento sindical de Catalão, explicou Drº Francisco Gérson.
Para Carlos Albino, presidente do SIMECAT, e que já havia participado de um outro evento sobre IA com Drº Francisco Gérson, é preciso que os sindicatos acompanhem os avanços tecnológicos. Foi com esse objetivo que ele alinhou o evento com outros sindicatos da cidade, buscando mais conhecimentos sobre essa ferramenta que pode modernizar as operações sindicais e melhorar a representação dos trabalhadores de cada categoria. Precisamos estar antenados, não podemos ficar para trás, por isso, tive essa iniciativa de trazer o Drº Francisco Gérson que tem um trabalho de excelência nessa área. Ele conseguiu nos repassar diversas informações de uma forma natural e descontraída. Gostaria de agradecer os parceiros, SINTRACOM, SMCEG, SINDTRANSPORTES, METABASE e SINDCOM por acreditar nesse evento, ressaltou Albino.
No seminário, os participantes buscaram conhecimento sobre como o sindicalismo pode se apropriar da IA como uma ferramenta de fortalecimento da representação sindical, desde que usada com ética e supervisão, sem substituir o papel político do dirigente. Essa é uma chance de aproveitarmos a oportunidade para estarmos atualizados, porque todos nós sabemos que a IA esta aí e temos que aproveitar o melhor dela para fortalecermos a nossa categoria e representar cada vez melhor os trabalhadores das mineradoras de Catalão e região, declarou Mário Hilário Ribeiro Neto, representando o presidente do METABASE, Diego Hilário.
Wagner Oliveira Borges (Guaraná), presidente do SMCEG e SINDTRANSPORTES, destacou a importância da iniciativa de um evento sobre IA. É muito importante estarmos nos qualificando. Essa nova ferramenta, IA, também pode ser utilizada em prol dos nossos trabalhadores do SMCEG e no SINDTRANSPORTES. Por isso, fiz questão de participar da promoção desse evento e buscar mais informações sobre como usar a IA no movimento sindical, afirmou Guaraná.
O SINTRACOM, do presidente Leandro Borges, foi representado por Uilson Pereira da Silva. Ele também avaliou como positiva a realização do Seminário de IA. Foi muito gratificante esse primeiro treinamento de inteligência artificial para sindicalistas. Temos que aprender sobre inteligência artificial para usar essa ferramenta a favor do trabalhadores que a gente representa e muitas informações foram repassadas no evento, agora, é colocar em prática, frisou.
Outro sindicato que fez parte da realização do evento foi o SINDCOM, presidido por Éverton Alves (Pingo). Diretores e funcionários participaram do seminário e Dênis Alexandre Oliveira representou o presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de Catalão. A importância desse seminário foi trazer mais conhecimento para nós que somos dirigentes e para os trabalhadores do sindicato para atender os nossos representados, por isso, estamos aqui. Nosso objetivo é divulgar melhor o nosso sindicato e melhorar também o nosso serviço perante a esses trabalhadores, destacou o sindicalista.
Também apoiaram o projeto, CNTM, FORÇA SINDICAL, FORÇA SINDICAL GOIÁS e SESI/SENAI.
Lara Cristina Alves- Assessoria de Imprensa SIMECAT