
Cursos foram viabilizados pelo presidente do SIMECAT, Carlos Albino, que é conselheiro regional do SENAI
Na noite de ontem (19), o auditório do SENAI foi palco da solenidade de entrega de certificados de conclusão dos cursos de Eletricista Industrial, Eletricista de Automóveis Leves, Operador de Computador e Mecânico de Automóveis Leves do projeto PROSSIGA/SENAI. Esses e outros cursos foram viabilizados por Carlos Albino de Rezende Júnior que é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT) e conselheiro regional do SENAI. Catalão foi a única cidade do estado de Goiás a receber 500 vouchers para diversos cursos de qualificação totalmente gratuitos. O PROSSIGA é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) que possibilita o desenvolvimento profissional e pessoal dos integrantes, através de planos de cursos disponibilizados gratuitamente. O evento foi presidido pelo diretor da Unidade Integrada SESI/SENAI, Danilo Corinto.
Formandos e familiares participaram do evento que contou com a presença do prefeito Velomar Rios, do Gerente Executivo de Gente e Gestão da HPE, Naason Almeida, da vereadora Silvinha Rosa, representando o presidente da Câmara de Vereadores de Catalão, Jair Humberto, e dos representantes sindicais, Leandro Borges, presidente do Sindicato do Mobiliário de Goiás (SINTRACOM), Wagner Oliveira Borges, presidente do Sindicato dos Motoristas Cegonheiros de Goiás (SMCEG) e do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário (SINTRANSPORTES) e Dênis Alexandre de Oliveira, diretor do Sindicato dos Comerciários de Catalão (SINDCOM), representando o presidente Everton Alves (Pingo).
Para o presidente do SIMECAT e conselheiro regional do SENAI, Carlos Albino, o PROSSIGA tem como principal objetivo ampliar o acesso à educação profissional, preparando trabalhadores para atender às demandas do mercado de trabalho e contribuindo para o desenvolvimento da indústria e da economia local. “Estou muito emocionado de ver todos os alunos recebendo os certificados de conclusão desses cursos. Os estudantes demonstraram dedicação, empenho e perseverança, enfrentando desafios. Hoje, celebramos não apenas a conclusão de um ciclo de estudos, mas também o início de uma nova etapa, marcada por novas oportunidades, crescimento e realizações”, comemorou o sindicalista.
Velomar Rios fez questão de prestigiar o evento, parabenizando todos os concluintes e enaltecendo o papel do presidente do SIMECAT, Carlos Albino, como conselheiro do SENAI. “Fiz questão de vir parabenizar todos os formandos. Quem está se qualificando nesses cursos está preparado para ocupar os postos de trabalho que possam ser ofertados na cidade. Inclusive, o Carlos Albino, que tanto lutou por essas vagas, já solicitou ao Naason, da HPE, que receba currículos dos concluintes desses cursos para futuras contratações e ele assinalou positivamente a esse pedido. Parabéns, ao SENAI e ao conselheiro regional do SENAI, Carlos Albino, por tão importante iniciativa”, ressaltou o prefeito.
O diretor da Unidade Integrada SESI/SENAI, Danilo Corinto, afirmou que o protagonismo de Carlos Albino, como conselheiro regional do SENAI, foi determinante para ampliar o alcance do projeto. “Sensível à relevância e ao impacto de uma iniciativa dessa magnitude, ele liderou um movimento que elevou o número de vagas de 50 para 500, um marco histórico que demonstra visão estratégica e compromisso com o futuro da indústria e dos trabalhadores”, destacou Danilo Corinto.
Um dos alunos do curso de Eletricista Industrial foi Donizetti Júnior. Com experiência nas áreas de mecânica, segurança do trabalho, logística e construção civil, e atuando como fiscal de obras, ele optou por buscar conhecimento na área elétrica. Ele enfatizou a importância do PROSSIGA em sua escolha. “No meu trabalho, preciso ter contato constante com profissionais da parte civil, mecânica e elétrica. Percebi que precisava ter pelo menos uma base técnica em elétrica para poder dialogar melhor com os eletricistas, entender os processos e acompanhar as atividades com mais segurança e responsabilidade. Tenho certeza de que iniciativas como essa continuarão transformando vidas e profissionalizando muitas pessoas”, pontuou.
Para Brennda Silva Machado, o curso de Eletricista de Automóveis Leves foi um divisor de águas. “Às vezes, as pessoas não têm condições de fazer um curso desse nível, então, essa oportunidade foi incrível, como professores qualificados e com toda a estrutura e atenção do SENAI Catalão. Desejo que todos que participaram dessa jornada, façam bom proveito e voem, pois as oportunidades não batem assim nas nossas portas todos os dias”, enfatizou a aluna.
Lara Cristina Alves - Assessoria de Imprensa SIMECAT