Especialistas alertam que é preciso buscar conhecimento na função e adequar o perfil comportamental às necessidades do mercado
Se você acha que precisa dar um impulso em sua carreira este ano, saiba que é hora de sair da estagnação. Para isso, duas preocupações são fundamentais: buscar mais conhecimento na função e adequar seu perfil comportamental às necessidades atuais do mercado de trabalho. Já se foi o tempo em que as empresas procuravam apenas funcionários com muito conhecimento técnico e larga experiência na função. Hoje, habilidades como saber trabalhar em equipe e liderar se tornaram fundamentais para quem deseja crescer.
A opinião é unânime entre profissionais da área de gestão de pessoas. Sérgio Ricardo Rocha, coach, consultor empresarial e palestrante, observa que refletir sobre a vida profissional pode dar novos rumos à carreira. “Não importa se a pessoa já está empregada ou se está à procura de uma vaga, ela precisa saber qual é o seu perfil e analisar tudo o que é necessário para avançar na profissão. Ajustar comportamentos e atitudes conforme as expectativas do empregador é fundamentalâ€, ressalta.
O profissional ideal agora precisa exibir algo bem mais intangÃvel: o comportamento adequado. Personalidade, postura, engajamento e adesão aos valores da empresa viraram pré-requisitos.
Para a diretora da Trato Gestão de Pessoas, Cejana de Siqueira Freitas, a formação continua sendo muito importante. O profissional que já tiver estabelecido um foco para sua carreira deve procurar cursos de atualização, como MBAs, cursos de lÃnguas e até avançar mais na área de informática, como ter um Excel Avançado. “Um curso de inglês se torna cada vez mais importante. Mesmo na área operacional, já é importante ter, pelo menos, o inglês básicoâ€, alerta a diretora.
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CONCILIAÇÃO
Mas, para Cejana, conciliar qualificação técnica com a comportamental é o mais importante. Uma figura que tem ajudado muitos profissionais neste sentido é a do coach. Este profissional, lembra, pode ajudar muito no desenvolvimento de carreiras, detectando as principais necessidades de conhecimento e de atitudes que formem um perfil mais adequado de profissional para o mercado.
Na competência comportamental, a pessoa precisa ter determinadas habilidade e atitudes, como trabalhar em equipe, ter iniciativa e saber usar bem seus conhecimentos para o melhor desenvolvimento do trabalho. A diretora da Trato adverte que as empresas procuram, cada vez mais, pessoas mais focadas na área comportamental e em seus perfis pessoais. “Ele precisa saber se comunicar muito bem, liderar sua equipe com eficiência e mantê-la sempre motivada por resultadosâ€, explica.
Um levantamento feito junto a grandes empresas do PaÃs revelou o que elas mais procuram. Entre os principais atributos, estão se mostrar capaz de realizar múltiplas funções e várias tarefas ao mesmo tempo, desafiar regras a fim de inovar, gostar de estruturas flexÃveis e assimilar facilmente mudanças tecnológicas, sociais e comportamentais.
Para algumas empresas, é importante que as metas de produtividade sejam quebradas sempre e os funcionários que mais crescem são os que sabem identificar problemas e propor soluções. Para elas, todos os funcionários devem ser lÃderes, até os estagiários.
Por Lúcia Monteiro - O Popular
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