Além das preocupações e responsabilidades, ainda há uma série de competências que um gestor deve ter para ser líder
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Peça chave da administração e negócios, o líder precisa saber traçar os objetivos a serem atingidos e conseguir unir as duas pontas: alinhar os interesses da empresa com o desempenho da equipe para realização dos resultados. Para tanto, algumas competências são intrínsecas a um líder, como foco, perseverança e objetividade, além conhecer bem sua equipe. A boa notícia é que profissionais não acreditam tanto mais na máxima do ‘líder nato’, já que as características necessárias para uma boa liderança podem ser desenvolvidas com treinamentos e determinação.
Empresas e profissionais cada vez mais buscam informações sobre as práticas de liderança. Mas antes de liderar os outros, é preciso saber liderar a si mesmo, ou seja, se conhecer, identificar seus pontos fortes e fracos e ter inteligência emocional (que inclui lidar com frustrações, controlar impulsos e ter motivação). Passado por essa etapa, um dos aspectos fundamentais para a liderança é a objetividade. É importante que a atitude do chefe seja direcionada tanto no relacionamento interpessoal quanto na execução de tarefas.
Para isso, é necessário que o líder tenha o foco bem definido e consiga passar para seus funcionários. É importante que as metas sejam claras. “Assim, os resultados serão melhores”, ressalta a presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) seção Goiás, Dilze Percílio.
Uma característica do líder eficaz é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Ele deve saber escutar o ponto de vista de terceiros e respeitá-los, mesmo que discorde com o raciocínio. “É extremamente importante que o líder goste de gente. Se ele não gostar de pessoas, não tem como gerir e comandar uma equipe”, explica Dilze.
A imagem de um líder comunicativo, que saiba dialogar, trocar ideias e pedir sugestões a sua equipe sobre as tarefas repassadas aos seus integrantes está correta. Porém Dilze não exclui a possibilidade de um líder tímido. “Tudo depende dos objetivos da empresa e quem ele está liderando. Não acredito que um líder tem de ser nato. Pode-se aprender a liderar”, afirma.
Para os especialistas em RH, o líder tem de saber a dose certa ao exercer a autoridade, que é a credibilidade para mandar e ser obedecido. O verdadeiro líder sabe que é investido de autoridade, mas dificilmente faz uso dela.
Por Karina Ribeiro - O Popular
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