Diminuição do ritmo resultou em aumento do tempo de estoques, que chega a passar de 40 dias
As 11.157 unidades comercializadas no mês passado pelas concessionárias em Goiás movimentaram timidamente o crescimento do mercado local. O número de automóveis e comerciais leves emplacados em julho é 0,91% maior do que o registro de junho, mas está muito abaixo do parâmetro nacional, de 6,94%. Na comparação com julho de 2012, o resultado demonstra uma queda de 9,3% (no Brasil, foi de -7,8%). No acumulado de janeiro a julho, foram vendidas 71.924 unidades, 3,4% a mais do que o mesmo perÃodo do ano passado.
Os dados foram divulgados ontem pelo Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de VeÃculos de Goiás (Sincodive-GO). Na prática, essa diminuição do ritmo de vendas se traduz em aumento no tempo dos estoques de algumas concessionárias, que chegam a ultrapassar 40 dias para renovação das unidades. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de VeÃculos Automotores (Fenabrave), a média nacional é de 45 a 48 dias, o que representa um prejuÃzo para as revendedoras, já que o ideal seria de, no máximo, 30 dias.
ESTOQUES
Segundo o gerente geral da Saga T-7, Emerson Luiz Angelo, o estoque médio do grupo é de 49 dias para marcas como Volkswagen, GM e Fiat. Ele afirma que há cerca de 400 unidades nos pátios, que representam em torno de R$ 200 milhões. “Isso não é bom para a empresa, porque representa um capital parado por muito tempo. Mas isso não quer dizer que o mercado esteja ruim. Está ligado à própria metodologia de distribuição destas montadoras. Em outras marcas, como a Ford, por exemplo, existe um planejamento melhor, que equaliza de forma mais satisfatória os estoquesâ€, explica Emerson.
Esta também é a explicação da Fenabrave, que atribui ao setor produtivo a responsabilidade pelos altos estoques, já que as vendas estão maiores que no ano passado. Um acordo chegou a ser feito para que o ritmo das montadoras fosse diminuÃdo. No Grupo Navesa, o tempo máximo de estoque é de 40 dias, mas apenas para veÃculos mais básicos, como o Fiesta Rocam, informa o gerente de Financiamento, Adailton Tolentino. Por outro lado, modelos como Ranger Limited e Ecosport 2.0 automática têm listas de espera de compradores que podem chegar a 90 dias.
“Um fator que ajuda muito nas vendas é a constante inovação dos produtosâ€, frisa Adailton. Já o gestor de vendas da Jorlan, Márcio Macêdo de Oliveira, afirma que os estoques da empresa estão em nÃvel confortável e apenas para alguns modelos, como o Celta, há unidades à espera de compradores. “Na verdade, alguns produtos estão em falta, como o Ônix, Prisma e S10 Flex.â€
Por LÃdia Borges - O Popular
|