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Empreendedorismo ao alcance dos jovens de todo o país

Desafio promovido pelo Sebrae busca desenvolver competências empreendedoras dos universitários brasileiros

A cada ano, cresce o número de jovens que manifestam a vontade de empreender ou já saem da faculdade administrando sua própria empresa. Muitos, no entanto, têm a vontade de ter um negócio próprio, mas não sabem como proceder. Atento a esta realidade, a partir da próxima quinta-feira, dia 15, o Sebrae vai disponibilizar a todos os universitários brasileiros uma ferramenta que integra as diferentes soluções da instituição para desenvolver as capacidades empreendedoras de quem está se preparando para entrar no mercado de trabalho. São jogos gratuitos na internet, cursos — muitos deles, sem custos —, disciplina que ensina conceitos de empreendedorismo dentro da universidade e bate-papo com especialistas, que irão passar noções de marketing, fluxo de caixa, recursos humanos e liderança.

Luiz Barretto, presidente do Sebrae, ressalta que o grande número de jovens brasileiros com curso superior que optam por criar sua própria empresa evidencia a importância, cada vez maior, de incorporar o ensino empreendedor à formação dos brasileiros:

— Um médico, dentista, advogado ou arquiteto sai da faculdade e monta seu próprio consultório ou escritório, mas não tem nenhuma noção de administração. Se aprender sobre gestão, por exemplo, as chances de sucesso certamente serão maiores — explica.

Estudo inédito da instituição aponta que, em 2011, cerca de 700 mil jovens com graduação universitária eram donos de seu próprio negócio. O número é quase o dobro do registro de 2001, quando apenas 370 mil jovens com até 34 anos e ensino superior estavam à frente de um negócio.

Os jovens interessados em participar do Desafio Universitário Empreendedor podem se inscrever em qualquer período do ano, desde que declarem estar matriculados regularmente em qualquer curso de graduação de instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site http://desafiouniversitarioempreendedor.sebrae.com.br

Estruturada em forma de competição, a ferramenta conta com um site onde os estudantes se cadastram gratuitamente, aprimoram seus conhecimentos com os dez jogos virtuais disponíveis e registram as outras atividades realizadas paralelamente ao longo do ano. Cada uma dessas ações tem uma pontuação específica e quem acumular mais pontos será o vencedor. Com os jogos, é possível acumular 1 milhão de pontos — cada jogo contribui com até 100 mil pontos. Já o curso de empreendedorismo na própria universidade rende outros 100 mil. Com o Papo de Negócios, uma conferência com especialistas transmitida pela internet, o aluno pode acumular 20 mil pontos em cada evento – são feitos dois por ano, voltados para o Desafio Universitário Empreendedor.

Os cursos de educação a distância oferecidos pelo Sebrae tem um limite de até dez cursos em um ano e também podem somar até 100 mil pontos. Já as atividades presenciais ofertadas pelo Sebrae, como o seminário Empretec, que desenvolve um comportamento empreendedor, por exemplo, não tem limite de pontuação e cada um tem um valor diferente, pois a carga horária e os objetivos não são iguais.

— O Desafio Universitário Empreendedor é uma evolução do ensino do empreendedorismo a jovens estudantes, uma vez que integra em uma única ferramenta conceitos de gestão, mercado, inovação e empreendedorismo — ressalta Barretto.

A nova ferramenta substitui o antigo Desafio Sebrae, jogo simulador de negócios que durante 13 anos teve a participação de mais de um milhão de estudantes. E, conforme explica o Sebrae, nesta nova disputa, a instituição de ensino e os professores também ganharão prêmios pelo número de indicações que receberem on-line dos alunos.

Através dos jogos, jovens praticam gestão empresarial

Estão disponíveis on-line dez jogos: Escritório Topia, Vila do Empreendedor, Tapioca Manager, O Chefe, Vendendo seu Peixe, Minha Boutique, Fazendinha de Negócios, Meu Primeiro Milhão, Hora de Liderar e Negócio Quente. Os games foram selecionados por meio de concurso promovido este ano pelo Sebrae para escolher aplicativos com temas de gestão empresarial para o público universitário. A ideia é que, a cada ano, o site conte com mais jogos, sempre por meio de seleção aberta a pessoas que queiram pensar em como desafiar os universitários a desenvolver características empreendedoras.

Os estudantes participarão de atividades em que terão que lidar com situações de convivência, administração do tempo para cumprir os prazos e tomada de decisões gerenciais que definirão o sucesso da empresa. Os três primeiros colocados de cada unidade da federação receberão um smartfone, um kit estudante e um troféu. A final nacional será disputada, pessoalmente, pelos primeiros colocados de cada estado, ou seja, 81 finalistas (três por estado). Ao final na competição, os três primeiros lugares nacionais ganharão um tablet, uma viagem internacional de até dez dias a um centro de referência mundial em empreendedorismo e um troféu. O local da final nacional e da viagem-prêmio serão revelados durante a disputa. Nesta etapa final nacional, a competição será realizada em equipe, formada pelos três finalistas de cada estado.

A competição não se restringe a game designers profissionais. Nas edições anteriores, por exemplo, puderam participar também designers amadores, empresas de desenvolvimento de jogos, estudantes, professores ou até mesmo quem não entendia tanto do assunto, mas ainda assim conseguiu apresentar um bom aplicativo.

Foi o caso do carioca Lucas Ribeiro Rodrigues, de 22 anos, que está se formando em design. Ele participou da competição com os parceiros Peter Furtado Dam e Pedro Boechat de Almeida Germano. Juntos, os três desenvolveram o jogo “Escritório Topiaâ€, que ensina como administrar uma empresa que tem uma carteira diversificada de clientes através de um simulador de escritório de serviços, que pode reunir diferentes profissionais, cada um com uma demanda própria.

— O escritório pode atender a um designer e, ao lado, ter outro profissional que cuida de um cliente que tenha um perfil de negócios completamente diferente. Para administrar isso é preciso ser cuidadoso com o perfil do contratado e os prazos de atendimento — explica Lucas, acrescentando que, ao permitir a proximidade entre profissionais com formações distintas, o modelo permite ainda a troca de experiência nas diferentes áreas.

Participante da última edição da Campus Party, que aconteceu mês passado em Recife, a estudante Itacira Cunha teve a oportunidade de testar a versão “closed beta†do Desafio Universitário Empreendedor e saiu entusiasmada:

— Adorei os jogos. As propostas são interessantes e estimulam, cada um ao seu modo, diversos pontos necessários para quem sonha em empreender.


Fonte: O Globo



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