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Etiqueta no trabalho ajuda a conquistar e manter emprego

Cerimônias no trato entre pessoas e empresas, como se vestir, falar e se comportar bem, inclusive nas redes sociais, ajudam a garantir lugar no mercado

Saber como se comportar adequadamente numa entrevista de emprego ou dentro da empresa onde já se está trabalhando pode ajudar o profissional a conquistar ou manter uma posição de respeito no mercado de trabalho. Essas cerimônias usadas no trato entre pessoas e empresas, regidas pela boa educação, bom comportamento, convenções sociais ou ética, inclusive nas redes sociais, são cada vez mais observadas pelos profissionais de recursos humanos e gestores para avaliar um profissional.

Um estudo feito pela conceituada universidade americana de Harvard mostra que dois terços das demissões nas empresas são causadas por dificuldades de relacionamento com os colegas, onde a ética empresarial é fundamental. “Isso explica porque pessoas altamente competentes no que fazem acabam sendo demitidas e outras, nem tão competentes assim, permanecem, atingindo promoções e melhores oportunidades de carreiraâ€, explica o diretor da Innovia Training e Consulting, Ricardo Barbosa.

Na opinião de especialistas em recursos humanos, um dos pontos mais importantes para garantir um bom convívio dentro da empresa e em qualquer relação de negócios é a pontualidade. Para a gerente de recrutamento e seleção da Agregar Gestão de Pessoas, Bárbara Ferreira Lessa, se planejar bem para chegar sempre no horário marcado é fundamental para o profissional que quer conquistar ou se manter bem no mercado de trabalho.

Segundo ela, isso chega a ser uma deficiência em Goiânia, onde as pessoas não costumam se preocupar muito com a pontualidade. Para Bárbara, seguir essa regra é ainda mais importante entre os gestores, que precisam dar o exemplo.

VESTUÃRIO

Outro item muito importante na etiqueta empresarial, para homens e mulheres, na visão da gerente da Agregar, é o cuidado com o vestuário. Ela ressalta a importância das mulheres não se exporem muito, observando se o comprimento da saia ou o decote são apropriados para o momento. Enquanto usar maquiagem forte, sandálias rasteirinhas ou deixar a barriga à mostra podem não transmitir uma boa imagem das mulheres, usar bermuda, camiseta regata e boné pode depor contra a imagem dos homens na empresa.

Também é importante prestar atenção ao tom da voz na hora de se comunicar com os colegas ou falar ao telefone. Em empresas mais formais, também é bom tomar cuidado com brincadeiras inapropriadas. Algumas chegam a pedir que o candidato ou empregado mude o corte de cabelo.

O uso de redes sociais é outro ponto polêmico. Bárbara alerta que um cliente chegou a desistir de contratar um candidato porque não gostou da fotografia que ele postou no Facebook. Dependendo da empresa, o uso de redes sociais em excesso pode resultar em demissão. “É preciso manter o bom senso, analisar o que ambiente de trabalho permiteâ€, adverte.

CURRÃCULO

Muitas vezes, os profissionais não estão atentos às questões de etiqueta empresarial, que estão sendo observadas pelos gestores de recursos humanos. O alerta é do presidente da consultoria de RH Etalent, Jorge Matos. Segundo ele, essa preocupação deve começar na apresentação do currículo, que precisa ser bem formatado, sem erros e com foto adequada.

Jorge lembra que uma pessoa é uma empresa e precisa ter tudo que ela tem, incluindo um bom marketing pessoal, e o currículo é como seu folder. Por isso, também é preciso tomar cuidado com a exposição no Facebook. É preciso ter em mente que, quando está na rede, a pessoa não está sendo vista apenas por seus amigos. “Já desisti de contratar uma consultoria que tinha um nível de exposição pessoal que não agradaria o clienteâ€, destaca.

Quem usa o celular demais ou fica muito envolvido em conversas paralelas também pode não ter a produtividade ideal para a empresa. Segundo Jorge, pesquisas já mostraram que a produtividade média do brasileiro é apenas 18% da americana, muitas vezes por atitudes inadequadas. Asseio pessoal e discrição na forma de se vestir e se maquiar também contam muito. No meio empresarial, o funcionário pode ser apenas reprovado por usar sapato preto com meia branca. “Ninguém vai dizer isso abertamente, mas acontece.â€

Por Lúcia Monteiro - O Popular



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