PLUGIN_ESTATISTICA
Simecat





Home » Notícias
00/00/0000 | Notícias
Inflação oficial acelera em setembro, mas fica abaixo de 6% em 12 meses

Sob impacto da aceleração, ainda que modesta, dos preços de alimentos e do grupo transportes, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor) ficou mais pressionado em setembro e subiu 0,35%, segundo dados divulgados pelo IBGE na manhã desta quarta-feira.

Em agosto, o índice, que mede a inflação oficial do país, havia registrado alta de 0,24% -- acima da taxa de 0,03% em julho.

O resultado de setembro ficou dentro das expectativas de mercado. A maioria das previsões de bancos e consultorias apontava para um índice entre 0,30% e 0,35%.

Com o dado de setembro, a inflação acumulada em 12 meses ficou em 5,86% --abaixo do limite do teto da meta do governo para 2013, de 6,5%. É a primeira vez no ano que o índice acumulado fica abaixo de 6%. Até agosto, o indicador estava em 6,09%.

Em setembro, o grupo alimentação registrou alta de 0,14%. Já o de transportes apresentou variação positiva de 0,44%. São os dois de maior peso no IPCA. Os dois grupos também concentram as atenções de analistas e do governo. O cumprimento ou não da meta de inflação depende deles.

De um lado, há uma previsão de que a fase de altas moderadas dos alimentos está perto do fim e é prevista uma aceleração nos meses finais do ano. Outra incógnita é em relação ao reajuste dos combustíveis, que o governo tenta, a todo custo, segurar para evitar uma maior pressão sobre a inflação.

A Petrobras pleiteia quase que diariamente um reajuste a fim de recompor seu caixa e fazer frente aos pesados investimentos, ainda mais após o leilão do pré-sal marcado para o dia 21.

Por Pedro Soares - Folha de S.Paulo



Voltar Topo
 

Rua Mois�s Santana, n� 99 - Bairro S�o Jo�o
Catalão - Goiás. CEP: 75703-060.
E-mail: simecat@simecat.org.br
Telefone: (PABX/FAX): (64) 3442-4296

© 2010 - 2013 Copyright

HIST�RIA
DIRETORIA
CONVEN��O COLETIVA
ACORDOS COLETIVOS
HOMOLOGA��O
NOTÍCIAS | FOTOS | VÍDEOS

CURSOS
EVENTOS
ASSESSORIA JUR�DICA
CONV�NIOS
FILIE-SE
FALE CONOSCO