PLUGIN_ESTATISTICA
Simecat





Home » Notícias
25/05/2023 | Not├şcias
Lula promete medidas para facilitar aquisi├ž├úo de carros populares

presidente Luiz Inácio Lula da Silva promete anunciar nesta quinta-feira, 25, uma série de medidas para facilitar o acesso da população a carros populares. O presidente disse que gostaria de colocar os veículos em um patamar de preços parecido com os que os carros populares tiveram nas últimas décadas no Brasil.

Além de Lula, participam do anúncio representantes de entidades do setor automotivo e o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, que comanda estudos sobre a questão.

“Na reunião, Lula e Alckmin anunciarão medidas de curto prazo para ampliar o acesso da população a carros novos e alavancar a cadeia produtiva ligada ao setor automotivo brasileiro. O encontro contará com a presença de ministros e representantes de trabalhadores e fabricantes da indústria automotiva”, disse o governo em nota.

Atualmente, os carros zero mais baratos do país tem preço de partida por volta de R$ 68 mil. A intenção de baratear os veículos foi manifestada publicamente pelo presidente Lula durante discurso no dia 4 de maio. Na ocasião, ele disse que carro de “R$ 90 mil não é popular”. Desde então, o governo e o setor de automotivos vêm discutindo o tema.

Entretanto, o governo não adiantou quais serão as medidas, mas o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse na quarta-feira, 24, que existem “várias possibilidades” para tentar baratear o carro popular em estudo.

“Mas tem coisa que só dá para fazer o ano que vem. Pode até ser anunciada, mas só dá pra fazer no ano que vem, em virtude das regras fiscais”, declarou, antes da reunião com Lula e Alckmin. Nos últimos dias, representantes de ministérios e do setor discutiram possíveis alternativas para reduzir os preços.

Os executivos frisaram para o governo que as montadoras já têm muita pouca margem de lucro nos carros populares e que, por isso, seria difícil reduzir os preços nas fábricas. A margem, segundo as empresas, é maior nos carros mais caros.

Jornal Opção



Voltar Topo
 

Rua Mois´┐Żs Santana, n´┐Ż 99 - Bairro S´┐Żo Jo´┐Żo
Catalão - Goiás. CEP: 75703-060.
E-mail: simecat@simecat.org.br
Telefone: (PABX/FAX): (64) 3442-4296

© 2010 - 2013 Copyright

HIST´┐ŻRIA
DIRETORIA
CONVEN´┐Ż´┐ŻO COLETIVA
ACORDOS COLETIVOS
HOMOLOGA´┐Ż´┐ŻO
NOTÍCIAS | FOTOS | VÍDEOS

CURSOS
EVENTOS
ASSESSORIA JUR´┐ŻDICA
CONV´┐ŻNIOS
FILIE-SE
FALE CONOSCO