PLUGIN_ESTATISTICA
Simecat





Home » Secretaria de Educação e Cultura  
 

Educação profissional:  o caminho para qualificar trabalhadores e atender as demandas da indústria 

Cursos ofertados pelo SIMECAT em parceria com o SENAI já garantiram a qualificação de milhares de trabalhadores

 
Desde 2009, o Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT) se dedica a um trabalho voltado para a qualificação de trabalhadores e aperfeiçoamento profissional. Diversos cursos já foram ofertados gratuitamente para metalúrgicos e seus dependentes com o objetivo de atender as demandas de mão de obra qualificada no município.

Através da secretaria de Educação e Cultura do SIMECAT, cerca de 800 trabalhadores já se profissionalizaram em algum curso oferecido pelo sindicato em parceria com o SENAI Catalão. Em média, cada curso realizado capacita 30 trabalhadores.

Em Goiás, o SENAI completou 60 anos de atuação. Devido à parceria com o sindicato, a instituição proporciona ensino de qualidade gratuito, com professores capacitados e máquinas de última geração. A qualificação profissional é um ganho para o trabalhador e para a indústria, que terá funcionários cada vez mais capacitados.

A iniciativa do SIMECAT comprova que é possível garantir educação profissional gratuita e de alto nível em cursos que estão em sintonia com o mercado de trabalho local. Os trabalhadores saem capacitados para a inserção no mercado e, ao mesmo tempo, podem também buscar uma promoção dentro da própria empresa.

A educação profissional é uma preocupação constante do SIMECAT. O polo industrial de Catalão está localizado numa região estratégica e cada vez mais atrai grandes empresas. Aos poucos estamos atendendo as demandas já existentes e também estamos pensando a médio e longo prazo. Precisamos capacitar o maior número de trabalhadores para garantir uma profissão e, consequentemente, um emprego digno.

 

Unidade Móvel de Soldagem

Para reforçar o atendimento às demandas das empresas instaladas em Catalão e região, em junho de 2013 os trabalhadores receberam uma unidade móvel de soldagem.  O objetivo é chegar nos locais onde as escolas não alcançam. A unidade possui sala de aula climatizada para dez alunos, notebook para o professor, elevador para cadeirante e o principal, 10 boxes de soldagem com equipamentos de ultima geração. A unidade móvel custou 1,5 milhão e é uma aquisição do SENAI com financiamento junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDS). Catalão foi a primeira cidade de Goiás a receber uma unidade móvel de soldagem e o presidente do SIMECAT, Carlos Albino, contribuiu para a escolha do município. Albino é Conselheiro Regional do SENAI e mostrou a importância de garantir mais qualificação para os trabalhadores da cidade, pois o polo metal mecânico está em crescente expansão.

 

Veja os cursos que já foram ofertados para os trabalhadores:

Informática Básica

Excel Básico, Intermediário e Avançado

Corte e dobra de chapas

Eletricista Instalador Predial

Departamento Pessoal

Solda Mig Mag

Solda a arco elétrico eletrodo revestido

Solda Tig


Urismar Gonzaga
Secretário de Educação e Cultura do SIMECAT 


FIQUE LIGADO!
EM BREVE, VAGAS ABERTAS PARA CURSOS GRATUITOS NO SENAI PARA SÓCIOS E DEPENDENTES!

 
 
Voltar Topo
 
 

Rua Moisés Santana, n° 99 - Bairro São João
Catalão - Goiás. CEP: 75703-060.
E-mail: simecat@simecat.org.br
Telefone: (PABX/FAX): (64) 3442-4296

© 2010 - 2013 Copyright

HISTÓRIA
DIRETORIA
CONVENÇÃO COLETIVA
ACORDOS COLETIVOS
HOMOLOGAÇÃO
NOTÍCIAS | FOTOS | VÍDEOS

CURSOS
EVENTOS
ASSESSORIA JURÍDICA
CONVÊNIOS
FILIE-SE
FALE CONOSCO