PLUGIN_ESTATISTICA
Simecat





Home » Secretaria de Saúde  
 

O desafio de cuidar da saúde do trabalhador

Ações do sindicato buscam preservar a saúde dos metalúrgicos

 

O trabalho pode provocar acidentes ou doenças de forma mais frequente do que se imagina. Para tentar amenizar essa realidade que ronda a saúde do trabalhador, a secretaria de Saúde do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT) desenvolve ações efetivas para prevenção, assistência e vigilância aos agravos à saúde relacionados ao trabalho.

De acordo com a Previdência Social, acidente do trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados especiais, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, permanente ou temporária, que cause a morte, a perda ou a redução da capacidade para o trabalho.

Entre 2013 e o primeiro semestre de 2014, a Secretaria de Saúde do SIMECAT abriu 31 Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), todas elas relacionadas a LER (Lesões por Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho). A maioria dos trabalhadores lesionados estão na montadora Mitsubishi e os laudos apontam como doenças do trabalho as tendinites, hérnias, tenossinovite (inflamação nos tendões) e síndrome do túnel do carpo (neuropatia resultante da compressão do nervo mediano no canal do carpo, estrutura anatômica que se localiza entre a mão e o antebraço). 

Nem todos os trabalhadores encaminhados para o INSS recebem o benefício acidentário devido a uma falta de critério na perícia médica. Quando o INSS recusa o benefício para o trabalhador, o sindicato entra com recurso na Junta Médica em Anápolis/GO e os resultados têm sido positivos. Quando o pedido é negado, a assessoria jurídica do SIMECAT é acionada para recorrer na Justiça do Trabalho.

Pensando nisso, a secretaria de Saúde do SIMECAT trabalha diariamente atendendo os trabalhadores da base metalúrgica, esclarecendo dúvidas e realizando ações em prol da saúde do trabalhador no intuito de reduzir as doenças ocupacionais e acidentes de trabalho e proporcionar melhor qualidade de vida aos metalúrgicos.

A luta na área da saúde do trabalhador precisa ser constante, pois uma doença decorrente do trabalho acarreta outros problemas como desemprego, falta de acesso à educação, à cultura, ao lazer, entre outros. Por isso a preocupação do sindicato em fiscalizar a maneira como os trabalhadores desempenham suas atividades e também em lutar contra a precarização, que geralmente vem acompanhada do descumprimento de regulamentos de proteção à saúde e segurança e rebaixamento dos níveis salariais, causando deterioração das condições de saúde.

Além do trabalho diário de orientação, o SIMECAT oferece para os seus associados, transporte gratuito para os que necessitam de tratamento ou consultas médicas na cidade de Uberlândia (MG). Porém, a maior ação da secretaria de Saúde, sem dúvida, é a promoção da Semana de Prevenção de Doenças e Acidentes do Trabalho na Área Metalúrgica (SPDAT).

SPDAT

Há quatro anos, realizamos a SPDAT. O evento é promovido visando conscientizar e orientar todos os metalúrgicos para a saúde e segurança no trabalho. O espaço contempla ciclos de palestras com profissionais gabaritados responsáveis por garantir informações essenciais para os trabalhadores e empresários. 

O objetivo maior é levar informações principalmente para empresários e funcionários de pequenas empresas, que não têm conhecimento suficiente sobre temas que são tão pertinentes ao trabalhador e afetam diretamente a sua vida. Sempre lembro que o maior patrimônio da empresa é o seu trabalhador.

A cada ano que passa a SPDAT vem se firmando como uma importante ação para a classe trabalhadora. As diferentes formas de trabalho e as diferentes condições de trabalho afetam a saúde do trabalhador. Programas para a saúde e segurança do trabalhador são um investimento essencial. Para avançar nessa discussão é necessário que o governo, empresas e sindicatos desenvolvam modelos mais eficientes de projetos voltados para a saúde do trabalhador. Precisamos nos engajar nessa luta.

André Felício 
Secretário de Saúde do SIMECAT 
 
 
Voltar Topo
 
 

Rua Moisés Santana, n° 99 - Bairro São João
Catalão - Goiás. CEP: 75703-060.
E-mail: simecat@simecat.org.br
Telefone: (PABX/FAX): (64) 3442-4296

© 2010 - 2013 Copyright

HISTÓRIA
DIRETORIA
CONVENÇÃO COLETIVA
ACORDOS COLETIVOS
HOMOLOGAÇÃO
NOTÍCIAS | FOTOS | VÍDEOS

CURSOS
EVENTOS
ASSESSORIA JURÍDICA
CONVÊNIOS
FILIE-SE
FALE CONOSCO