PLUGIN_ESTATISTICA
Simecat





Home » Notícias
00/00/0000 | Notícias
Você é vítima de assédio moral?

Diariamente no ambiente de trabalho, muitas pessoas são expostas a várias situações constrangedoras

O assédio moral é um tipo de violência laboral que ocorrem situações de perseguições e/ou humilhações deliberadas, abusivas e, principalmente, repetitivas. Vítimas dessa prática podem desencadear doenças como síndrome do pânico, enxaqueca, além da queda de produtividade e concentração no ambiente de trabalho. Sem alternativa, muitos sentem-se forçados a sair do emprego.

Pelo menos uma vez por semana, você é exposto a uma situação ridícula ou constrangedora no ambiente de trabalho. Constantemente seu trabalho é criticado publicamente, os horários impostos para execução de suas tarefas são injustificáveis ou mesmo é exigido certa emergência desnecessária para o cumprimento de uma atividade. Por e-mail, você descobre que não poderá almoçar, caso você não bata a meta imposta durante o período matutino. Esses são apenas alguns comportamentos que podem caracterizar assédio moral.

Embora a forma mais comum de ocorrer o assédio moral seja de forma verticalizada, ou seja, partindo de um superior, o agressor também pode ser um colega de trabalho da mesma hierarquia ou até, porém pouco comum, oriundo de um subordinado. Segundo a supervisora de RH do Senac, Adriana Perim Maciel, a pessoa que agride, geralmente, teme que a competência do outro funcionário possa ser uma ameaça ao seu cargo ou objetivos. “Em geral, os funcionários que sofrem assédio moral são muito competentes e são vistos como uma espécie de ‘ameaça’ para superiores ou colegas de trabalho”, informa.

Adriana conta que as consequências tanto para a vítima quanto para o ambiente de trabalho são inestimáveis. Embora a perda da motivação e queda de produtividade sejam os primeiros sintomas, não raros, há interferência também na qualidade de vida dessa pessoa. “Elas podem desencadear doenças psicossomáticas”, diz. Acidentes de trabalho e faltas recorrentes também são outras consequências observadas. “Ele se sente forçado a pedir demissão”, ressalta.

EFEITO CASCATA

Em efeito cascata, todo o ambiente de trabalho pode ser contagiado. Com medo de sofrer retaliações do superior, a equipe que presencia essa violência laboral pode apresentar queda de produtividade gerada, especialmente, por insegurança ou receio. “Fica um clima muito ruim que pode interferir na integração da equipe. A imagem da empresa também é colocada em cheque, o que pode levar a causas trabalhistas por dano moral”, diz.

Se a vítima não conseguir resolver a situação internamente, relatando o ocorrido para diretores, por exemplo, uma outra saída é buscar a Justiça. Para isso, é necessário que a vítima adote algumas posturas como anotar detalhes de todas as humilhações sofridas, pessoas que testemunharam o fato ou também procurar o seu sindicato.

POr Karina Ribeiro - O Popular



Voltar Topo
 

Rua Mois�s Santana, n� 99 - Bairro S�o Jo�o
Catalão - Goiás. CEP: 75703-060.
E-mail: simecat@simecat.org.br
Telefone: (PABX/FAX): (64) 3442-4296

© 2010 - 2013 Copyright

HIST�RIA
DIRETORIA
CONVEN��O COLETIVA
ACORDOS COLETIVOS
HOMOLOGA��O
NOTÍCIAS | FOTOS | VÍDEOS

CURSOS
EVENTOS
ASSESSORIA JUR�DICA
CONV�NIOS
FILIE-SE
FALE CONOSCO