PLUGIN_ESTATISTICA
Simecat





Home » Notícias
00/00/0000 | Notícias
91% dos brasileiros não recebem retorno em processos seletivos

Novo levantamento feito pela Curriculum.com mostra que, de 2012 para cá, cresceu número de candidatos que não tiveram feedback do selecionador

A grande maioria dos profissionais (91%) não recebe nenhuma resposta sobre sua participação em entrevistas de emprego. E, dentre os 9% que tiveram um feedback do selecionador, 31% relataram que o tempo médio para recebê-lo é de até uma semana. No entanto, 72% responderam que não recebem explicações quando a resposta da empresa é negativa. Os dados fazem parte de pesquisa realizada pelo site de emprego Curriculum, que ouviu mais de nove mil profissionais sobre feedback em processos seletivos.

Questionados sobre o quão importante é ter uma resposta sobre um processo em que participaram, 88% disseram ser muito importante, 11% acham importante e menos de 1% avaliou como pouco importante.

Em 2012, quando a Curriculum realizou uma pesquisa com o mesmo tema, os resultados mostraram que 83% dos candidatos não receberam nenhuma resposta dos selecionadores sobre o término do processo e a participação deles no resultado da seleção. No levantamento feito em 2014, verifica-se um aumento de 8% neste número. Já dos profissionais que obtiveram um feedback naquela época (17%), a maioria disse que o tempo médio para retorno era de até uma semana, que se equipara ao resultado atual. No entanto, mais da metade (51%) disse que nunca recebeu nenhuma explicação sobre os motivos da não aprovação, um número relativamente menor que os 73% da recente pesquisa.

— Os resultados atuais se intensificaram e há um desequilíbrio entre a expectativa dos candidatos e a realidade do RH — observa Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum.

A pesquisa levantou também os principais motivos que levam um profissional a desejar uma resposta sobre um processo seletivo. Para 54% dos entrevistados, o gesto demonstra respeito a quem participou da entrevista; 15% pensam que é ideal para não persistir no erro nas próximas vezes; outros 15% afirmaram que é para saber se têm chances numa futura oportunidade; 14% disseram que é para poder seguir em outras entrevistas de emprego; e apenas 2% responderam que é para dar uma resposta a outro selecionador.

No geral, o estudo de 2012 já havia demonstrado a grande insatisfação dos candidatos pela falta de retorno do selecionador, uma vez que 98% deles afirmaram que gostariam de ter algum feedback para não persistir no erro nas próximas vezes. Além disso, compreendem que o gesto demonstraria consideração e respeito, os mesmos sentimentos em relação ao levantamento atual.

Na pesquisa deste ano, os resultados mostram ainda que 95% dos profissionais gostariam de saber quando a vaga foi fechada, mesmo sem terem sido chamados; 86% apreciariam saber quantos candidatos concorrem na mesma oportunidade; 98% achariam de bom grado tomar conhecimento das chances de serem chamados para uma entrevista; e 90% gostaram da ideia de poder ter um feedback automático do profissional de Recursos Humanos, sabendo que a rotina desse colaborador é corrida, o que torna difícil dar um retorno a todos os candidatos.

Por O Globo



Voltar Topo
 

Rua Mois�s Santana, n� 99 - Bairro S�o Jo�o
Catalão - Goiás. CEP: 75703-060.
E-mail: simecat@simecat.org.br
Telefone: (PABX/FAX): (64) 3442-4296

© 2010 - 2013 Copyright

HIST�RIA
DIRETORIA
CONVEN��O COLETIVA
ACORDOS COLETIVOS
HOMOLOGA��O
NOTÍCIAS | FOTOS | VÍDEOS

CURSOS
EVENTOS
ASSESSORIA JUR�DICA
CONV�NIOS
FILIE-SE
FALE CONOSCO