PLUGIN_ESTATISTICA
Simecat





Home » Notícias
00/00/0000 | Notícias
Atividade industrial fica estagnada no 1º trimestre, mas faturamento sobe

Indicadores industriais do primeiro trimestre foram divulgados pela CNI. Emprego industrial sobe 1,7% frente aos três primeiros meses de 2013.

O nível de atividade industrial, registrado por meio das horas trabalhadas na produção, teve recuo de 0,1% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2013, segundo números divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quinta-feira (8). Não foi divulgada uma comparação contra o último trimestre do ano passado.

A estagnação do nível de atividade industrial não impediu, porém, o setor de faturar mais. De acordo com números da entidade, o faturamento real subiu 2,7% nos três primeiros meses de 2014, contra o mesmo período do ano passado. O emprego na indústria, por sua vez, cresceu 1,7% nesta comparação, enquanto a massa salarial registrou expansão de 5,5%.

Dos 21 setores pesquisados pela Confederação Nacional da Indústria, 11 deles apresentaram queda no nível de atividade no primeiro trimestre deste ano, contra o mesmo período de 2013. Entretanto, 12 setores registraram expansão do emprego e do faturamento nesta mesma comparação.

Uso do parque fabril

Já o nível de uso do parque fabril (utilização da capacidade instalada), após ajuste sazonal, somou 80,9% em março, no fim do primeiro trimestre. Essa foi a segunda queda seguida do indicador que, segundo a CNI, está 1 ponto percentual abaixo da média registrada no primeiro trimestre do ano passado.

"As duas quedas consecutivas do indicador (fevereiro e março) colocam a UCI [Utilização da Capacidade Instalada] com a maior ociosidade desde agosto de 2009 (indicador sem influência da variação sazonal)", afirmou a entidade.

Resultado de março

Segundo a CNI, tanto o faturamento real quanto as horas trabalhadas na produção tiveram retração em março deste ano. O faturamento recuou 6,3% na comparação com fevereiro, no que foi a maior queda mensal desde novembro de 2008. Já o nível de atividade industrial registrou queda de 2,4%, o primeiro recuo deste ano.

O emprego industrial, porém, teve alta de 0,3% em março no quarto mês seguido de crescimento. "Comparado ao mesmo mês do ano anterior, o emprego de março é 1,9% superior", acrescentou a Confederação Nacional da Indústria. A massa salarial, entretanto, recuou 2,4% em março.

Por Alexandro Martello - G1



Voltar Topo
 

Rua Mois�s Santana, n� 99 - Bairro S�o Jo�o
Catalão - Goiás. CEP: 75703-060.
E-mail: simecat@simecat.org.br
Telefone: (PABX/FAX): (64) 3442-4296

© 2010 - 2013 Copyright

HIST�RIA
DIRETORIA
CONVEN��O COLETIVA
ACORDOS COLETIVOS
HOMOLOGA��O
NOTÍCIAS | FOTOS | VÍDEOS

CURSOS
EVENTOS
ASSESSORIA JUR�DICA
CONV�NIOS
FILIE-SE
FALE CONOSCO