PLUGIN_ESTATISTICA
Simecat





Home » Notícias
00/00/0000 | Notícias
BC examina duas medidas para ativar venda de carros

O Ministério da Fazenda submeteu à aprovação do Banco Central medidas de incentivo à oferta de crédito para a venda de automóveis

Decepcionado com o crescimento de 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre e diante da expectativa de um segundo trimestre com zero de expansão da atividade, o Ministério da Fazenda submeteu à aprovação do Banco Central medidas de incentivo à oferta de crédito para a venda de automóveis. Socorrer as montadoras é a principal iniciativa que a área econômica avalia para evitar o desemprego. A presidente Dilma Rousseff "não quer ouvir falar em 'layoff' (licença remunerada), quanto mais em desemprego", comentou um de seus assessores, referindo-se à disseminação de férias coletivas, redução de turnos e licenças no setor.

O BC resiste, mas examina as propostas. Uma se refere a criação de um Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios (Fidc), no valor de R$ 5 bilhões, com recursos do compulsório sobre depósitos a prazo, destinado a comprar carteiras de crédito dos bancos de montadoras. As cotas-seniores (com precedência de recebimento em caso de liquidação do fundo) seriam adquiridas pelos grandes bancos de varejo e as subordinadas ficariam com os bancos das montadoras, na proporção de 90% e 10%, respectivamente. Outra sugestão é a redução gradual da necessidade de requerimento de capital dos bancos para operações de aquisição de veículos, à medida que o tomador do financiamento se mostrar adimplente.

Os técnicos da área econômica compreendem a resistência do BC em aprovar as sugestões, já que a autoridade monetária elevou os juros em 3,75 pontos percentuais justamente para esfriar a oferta de crédito, reduzir a demanda e, assim, conter a inflação. A rigor, seria um contrassenso socorrer a indústria automobilística, não fosse a situação de "inércia" em que se encontra a indústria como um todo, argumentam.

O governo ainda não decidiu se prorrogará o benefício do IPI, previsto para terminar no fim do mês, e espera que as montadoras também tomem a iniciativa de reduzir suas margens de lucro.

Por Valor
 



Voltar Topo
 

Rua Mois�s Santana, n� 99 - Bairro S�o Jo�o
Catalão - Goiás. CEP: 75703-060.
E-mail: simecat@simecat.org.br
Telefone: (PABX/FAX): (64) 3442-4296

© 2010 - 2013 Copyright

HIST�RIA
DIRETORIA
CONVEN��O COLETIVA
ACORDOS COLETIVOS
HOMOLOGA��O
NOTÍCIAS | FOTOS | VÍDEOS

CURSOS
EVENTOS
ASSESSORIA JUR�DICA
CONV�NIOS
FILIE-SE
FALE CONOSCO