PLUGIN_ESTATISTICA
Simecat





Home » Notícias
17/11/2016 | Notícias
Catalão tem potencial e deve receber uma Gerência Regional do Trabalho

width=500Através da articulação do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT), o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Goiás (SRTE/GO), Degmar Pereira, se reuniu em Catalão, na sede do Sindicato Metabase, no dia 8 de novembro, com sindicatos patronais e laborais e entidades que envolvem a relação capital/trabalho para discutir sobre a criação da Gerência Regional do Trabalho na cidade.

Esta é a segunda vez que o Superintendente visita o município. Em julho, ele recebeu sindicalistas para conhecer as demandas do movimento sindical local. Na época, a principal reivindicação apresentada foi, justamente, a implementação de uma Gerência, pois atualmente existe apenas uma Agência/Posto de Atendimento do Ministério do Trabalho (MTE) para atender Catalão e região.

A Gerência Regional será uma espécie de extensão da Superintendência e poderá realizar atendimentos que hoje são oferecidos somente em Goiânia. De acordo com o Superintendente, atualmente no Posto de Atendimento é dado entrada no seguro desemprego, emitidas carteira de trabalho e feitas homologações de rescisão de contrato. Com a criação da Gerência/Delegacia, análises de acordos e convenções de trabalho poderão ser feitas, mediação de conflitos entre empregados e empregadores também. Mas, o principal, será a alocação de pelo menos dois auditores fiscais do trabalho.

Segundo o Superintendente, com engajamento político e disposição, o período de um ano será suficiente para efetivar a transformação do Posto em Gerência. “Para dar entrada no processo de transformação precisamos de dados econômicos e trabalhistas do município e da região. Para isso, os sindicatos, através de uma comissão, se comprometeram a buscar as informações e repassá-las ao MTE”, explica. Ele lembra que uma fábrica de carteiras de trabalho também deve ser criada em Catalão.

Para o vice-presidente do SIMECAT, José Pereira Borges, a criação da Gerência irá facilitar as relações de trabalho, além de representar um grande progresso. Ele destaca que a lotação de fiscais do trabalho na cidade vai dar mais segurança para os trabalhadores, que terão seus direitos resguardados com a fiscalização rotineira. “Os trabalhadores de todas as categorias só têm a ganhar com a criação da Gerência, principalmente na questão de fiscalização. Hoje, temos que solicitar na capital, com os fiscais na cidade o processo terá mais agilidade”, esclarece.

 

Por Juliana Barbosa – Assessoria de Imprensa SIMECAT



Voltar Topo
 

Rua Mois�s Santana, n� 99 - Bairro S�o Jo�o
Catalão - Goiás. CEP: 75703-060.
E-mail: simecat@simecat.org.br
Telefone: (PABX/FAX): (64) 3442-4296

© 2010 - 2013 Copyright

HIST�RIA
DIRETORIA
CONVEN��O COLETIVA
ACORDOS COLETIVOS
HOMOLOGA��O
NOTÍCIAS | FOTOS | VÍDEOS

CURSOS
EVENTOS
ASSESSORIA JUR�DICA
CONV�NIOS
FILIE-SE
FALE CONOSCO