PLUGIN_ESTATISTICA
Simecat





Home » Notícias
07/11/2018 | Notícias
Com excedente de 350 funcionários, Ford faz PDV na fábrica de Taubaté

Em comunicado interno obtido pelo G1, montadora afirma que baixa adesão ao PDV, lançado em outubro, preocupa rumos da planta de Taubaté. 'Reforçamos nosso pedido para que todos os funcionários reflitam', diz trecho do documento.

A Ford de Taubaté abriu um Plano de Demissão Voluntária (PDV) e colocou 54 trabalhadores de licença remunerada na planta de Taubaté (SP). A montadora alega que tem 350 funcionários excedentes na fábrica.

Um comunicado interno obtido pelo G1 expõe que a baixa adesão ao PDV preocupa por ser a única medida prevista para lidar com o número excedente. “Reforçamos nosso pedido para que todos os funcionários reflitam”, diz trecho.

No comunicado emitido como ‘mensagem da gerência’, a empresa alega que o excedente seria devido ao fim nas exportações de motores e transmissores para o México. A interrupção, segundo o texto da carta, teria impactado a produção da planta em 2018 e todo o plano de produção para 2019. A unidade, que emprega 1,3 mil pessoas, produz motores e transmissões.

A necessidade de adequação da quantidade de empregados aos volumes de produção é uma medida difícil, porém necessária à manutenção da viabilidade e sustentabilidade da Planta de Taubaté nos próximos anos.

Para lidar com a mão de obra excendente, a fábrica abriu no último dia 24 um PDV – os termos do acordo não foram divulgados. Mas, o comunicado reforça que, diante do quadro, a adesão foi abaixo da esperada e a empresa pede que funcionários revejam os benefícios propostos, frisando os extras incluídos no acordo para funcionários não aposentáveis com restrição médica ocupacional.

O comunicado ainda ressalta que o PDV é o última medida planejada para lidar com a situação. “Reforçamos nosso pedido para que todos os empregados reflitam, conversem com suas famílias e avaliem as condições propostas para o Programa de Demissão Voluntária”, diz trecho do documento.

 

O que diz a montadora

Procurada pelo G1, a Ford informou que, devido à queda nas exportações para a Argentina e do fim do fornecimento de motores e transmissões para o México em 2019, adotou a licença remunerada para 54 trabalhadores com revezamento de turmas desde 22 de outubro.

A montadora ainda confirmou que o PDV foi aberto em 24 de outubro e o prazo para adesão dos funcionários segue até 14 de novembro.

No fim da tarde o Sindicato dos Metalúrgicos informou por e-mail que trabalhadores aprovaram em assembleia nesta terça-feira o estado de greve para a unidade de Taubaté. A entidade ainda informou que vem tentando encontrar uma solução com a empresa para a situação.

Em setembro o sindicato havia feito um alerta sobre risco de demissões na planta.

Por G1



Voltar Topo
 

Rua Mois�s Santana, n� 99 - Bairro S�o Jo�o
Catalão - Goiás. CEP: 75703-060.
E-mail: simecat@simecat.org.br
Telefone: (PABX/FAX): (64) 3442-4296

© 2010 - 2013 Copyright

HIST�RIA
DIRETORIA
CONVEN��O COLETIVA
ACORDOS COLETIVOS
HOMOLOGA��O
NOTÍCIAS | FOTOS | VÍDEOS

CURSOS
EVENTOS
ASSESSORIA JUR�DICA
CONV�NIOS
FILIE-SE
FALE CONOSCO