PLUGIN_ESTATISTICA
Simecat





Home » Notícias
00/00/0000 | Notícias
Férias coletivas em montadoras indicam piora de quadro

Além das expectativas de empresários e associações, há outros sinais referentes ao segundo trimestre que também apontam para o pouco dinamismo da economia.

A indústria automobilística está concedendo férias coletivas, as vendas de aço caíram em abril e a confiança de empresários e consumidores segue em patamar bastante baixo, o que, para economistas, desenha um quadro de atividade modesta.

Em entrevista recente ao Valor, o presidente do Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda), Carlos Loureiro, afirmou que as vendas de aços planos devem ter encerrado abril com queda em torno de 9% sobre o mês anterior e quase 13% abaixo do volume comercializado em igual período de 2013. Segundo Loureiro, o setor automotivo, que responde por cerca de 20% das vendas da entidade, é o maior responsável pela retração. Segundo dados preliminares, as vendas de novas unidades, entre carros, utilitários leves, caminhões e ônibus, recuaram 9,2% em abril em relação ao mesmo mês de 2013, considerando-se números disponíveis até o dia 29. Em março, mês afetado pela incidência do Carnaval, as vendas caíram 15,2% em igual base de comparação.

A Sondagem da Indústria de Transformação da Fundação Getúlio Vargas (FGV) também mostrou quadro negativo para a indústria no segundo trimestre. A confiança da indústria caiu 0,6% em abril, após retração de 2,3% em março, menor nível desde junho de 2009. A utilização de capacidade instalada também recuou 0,3 ponto, para 84,1%, sinal de que a produção industrial deve cair tanto em abril quando no trimestre, segundo Aloisio Campelo, coordenador de sondagens conjunturais da FGV.

O economista chama atenção para o aumento do pessimismo entre empresários. A parcela dos que projetam piora da situação de negócios no próximo semestre chegou a 17% em abril deste ano, mais do que os 9,3% em dezembro. "Esse é um índice que costuma piorar mais devagar, mas mostra sinalização ruim aos investimentos. É provável que a partir dessa avaliação empresários estejam cancelando ou adiando projetos", diz.

A produção prevista para os próximos três meses também piorou, com queda de 3,7% entre março e abril, segundo a FGV. Enquanto 40,4% dos empresários planejavam aumentar a produção em dezembro do ano passado, agora apenas 27,1% esperam ampliar a atividade nas fábricas.

Guilherme Maia, da Votorantim Corretora, afirma que o enfraquecimento das vendas e do setor automobilístico já estava em seu cenário de atividade para este ano, dado que, desde o fim de 2013, a demanda por esses bens perdeu ritmo, mas a produção não se ajustou. Por outro lado, Maia relata que a queda geral da confiança de empresários e consumidores - que continuou piorando em abril - foi um movimento inesperado, que coloca viés de baixa em suas estimativas para o Produto Interno Bruto (PIB). Por ora, a Votorantim trabalha com alta de 1,7% em 2014 e expansão de 0,5% entre o primeiro e o segundo trimestres, feitos os ajustes sazonais.

Outros índices calculados pela FGV referentes ao comércio, serviços e construção também tiveram retração no período. A confiança dos serviços caiu 3,1% na passagem mensal. Já os índices da construção e do comércio - calculados na comparação do trimestre terminado em abril com igual período de 2013 - diminuíram 3,1% e 5,9%, respectivamente.

Por Valor

Fonte: Força Sindical



Voltar Topo
 

Rua Mois�s Santana, n� 99 - Bairro S�o Jo�o
Catalão - Goiás. CEP: 75703-060.
E-mail: simecat@simecat.org.br
Telefone: (PABX/FAX): (64) 3442-4296

© 2010 - 2013 Copyright

HIST�RIA
DIRETORIA
CONVEN��O COLETIVA
ACORDOS COLETIVOS
HOMOLOGA��O
NOTÍCIAS | FOTOS | VÍDEOS

CURSOS
EVENTOS
ASSESSORIA JUR�DICA
CONV�NIOS
FILIE-SE
FALE CONOSCO