Ranking divulgado pela Interbrand com as 50 empresas que apresentam as melhores pr�ticas �verdes� (pol�ticas ambientais e de sustentabilidade), e reconhecidas como tal pelos consumidores, coloca a montadora de ve�culos Ford em primeiro lugar. Dentre as marcas que mais subiram no ranking, que � divulgado desde 2011, est�o a fabricante e varejista e m�veis e objetos de decora��o Ikea (para 19� lugar), a fast-fashion Zara (34�) e a Philips (14�).
Metade da lista � ocupada por empresas dos setores automotivo, de produtos eletr�nicos e de tecnologia. �A demanda por ve�culos el�tricos est� crescendo e for�ando as fabricantes de ve�culos a entrar nesse mercado e expandir suas linhas de produtos. Mais de 36 novos carros h�bridos e el�tricos foram lan�ados em 2013, dando aos consumidores mais op��es de efici�ncia energ�tica do que nunca�, informou a consultoria, em comunicado. A Ford ter cinco ve�culos el�tricos em seu portf�lio, segundo a Interbrand.
Dentre as marcas que mais subiram no ranking, que � divulgado desde 2011, est�o a fabricante e varejista e m�veis e objetos de decora��o Ikea (para 19� lugar), Zara (34�) e a Philips (14�).
Em 2013, a Ikea anunciou que se juntaria � Nissan e a fornecedora de energia Ecotricity para instalar esta��es de abastecimento de carros el�tricos para clientes em todas as lojas do Reino Unido. A varejista espanhola Inditex, dona da Zara, informou que at� 2020 todas as lojas Zara existentes no mundo devem ser 100% ecoeficientes.
Sony e Adidas est�o estreando no grupo das dez primeiras colocadas. A Johnson & Johnson caiu seis posi��es, para o 12� lugar, a Volkswagen caiu nove (para 16�) e a Nestl�, quatro (18�).
Disney e Heineken
Tr�s novas marcas entraram no ranking deste ano: Chevrolet, Disney e Heineken. No setor financeiro, segundo a Interbrand, Allianz e Citi saem do ranking; a Axa cai uma posi��o e o banco Santander avan�a duas posi��es, ocupado o 44� lugar.
N�o h� marcas brasileiras no ranking, que considera companhias de presen�a global. A Delloitte ajudou a elaborar o ranking, que tamb�m contou com dados fornecidos por 10 mil consumidores, entrevistados nas dez maiores economias do mundo.
Por Valor Econ�mico