PLUGIN_ESTATISTICA
Simecat





Home » Notícias
12/03/2019 | Notícias
Ford mantém decisão de fechar fábrica, diz sindicato, após reunião nos EUA

Comissão esteve na sede da montadora, nos EUA, na semana passada, tentando convencer a empresa de que encerrar produção de caminhões no Brasil é um erro.

Ford manteve a decisão de fechar a fábrica de São Bernardo do Campo (SP) após reunião com representantes dos trabalhadores na sede da montadora, em Dearborn, perto de Detroit, nos Estados Unidos.

No encontro, realizado na última quinta-feira (7), o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC disse ter tentado convencer a empresa de que a decisão de encerrar a produção de caminhões no país, restrita àquela unidade, seria um erro.

"Apresentamos vários argumentos para a manutenção da planta. Reforçamos a versatilidade da mão de obra, já que, pelo acordo feito com o sindicato, aqui estão os únicos trabalhadores em montadoras que atuam tanto na linha de automóveis como na de caminhões", afirmou José Quixabeira de Anchieta, o Paraíba.

"Destacamos também o quanto nossa fábrica é moderna, nosso nível de automação, e também lembramos o impacto social que representaria o fechamento. Mas a resposta foi que a empresa não recuaria da decisão", disse ele.

 

3 interessados na fábrica

 

Ainda segundo Anchieta, a direção global da Ford confirmou que 3 grupos estão interessados na compra da fábrica, o que já tinha sido informado pelo governador de São Paulo, João Doria.

Nem a Ford nem o político revelaram quem são esses candidatos. A única a confirmar publicamente o interesse foi a Caoa, que produz carros da Hyundai e é parceira da chinesa Chery.

"Com esse posicionamento, deixamos claro que temos de estar presentes na mesa de negociação. A partir de agora estamos em luta pela manutenção dos empregos nesta planta. Não importa quem é o patrão. O patrão vai, mas os empregos ficam", afirmou o presidente do sindicato, Wagner Santana.

A entidade se recusou a comentar o resultado da reunião até a assembleia com os trabalhadores, ocorrida na manhã desta terça (12).

Eles decidiram pela manutenção da greve iniciada no último dia 19, quando o fechamento foi anunciado pela Ford, até a próxima quinta (14), em que realização uma nova assembleia.

Por Auto Esporte



Voltar Topo
 

Rua Moisés Santana, n° 99 - Bairro São João
Catalão - Goiás. CEP: 75703-060.
E-mail: simecat@simecat.org.br
Telefone: (PABX/FAX): (64) 3442-4296

© 2010 - 2013 Copyright

HISTÓRIA
DIRETORIA
CONVENÇÃO COLETIVA
ACORDOS COLETIVOS
HOMOLOGAÇÃO
NOTÍCIAS | FOTOS | VÍDEOS

CURSOS
EVENTOS
ASSESSORIA JURÍDICA
CONVÊNIOS
FILIE-SE
FALE CONOSCO