PLUGIN_ESTATISTICA
Simecat





Home » Notícias
04/02/2019 | Notícias
GM começa demissões de 4 mil funcionários na América do Norte

Cortes fazem parte do maior plano de reestruturação desde o pedido de proteção contra falência, em 2009. No Brasil, montadora negocia medidas para voltar a lucrar.

General Motors começou os cortes de 4 mil funcionários na América do Norte, um processo que deverá demorar cerca de duas semanas e foca em funções administrativas e gerenciais (white-collar, em inglês).

A medida faz parte de um plano de reestruturação anunciado pela montadora em novembro último, o mais rigoroso desde o pedido de proteção contra falência, em 2009.

Ele inclui também o fechamento de 5 fábricas nos Estados Unidos e no Canadá e de outras duas fora da região - em local não divulgado - ainda neste ano.

Além dos pagamentos devidos, a empresa diz que ofertará pacotes de compensação aos funcionários demitidos e suporte para busca de novos empregos.

A previsão é de que, até o fim do ano, cerca de 8 mil postos de trabalho sejam fechados, resultando em uma economia de US$ 2,5 bilhões em 2019.

 

Protesto

 

No último domingo, um sindicato veiculou um anúncio no intervalo do Superbowl, a final do campeonato de futebol americano, na TV do Canadá, em protesto contra o fechamento de uma fábrica da montadora no país.

O vídeo lembrava que os canadenses ajudaram a montadora na época da falência, há dez anos, e pedia ainda que as pessoas boicotassem carros da fabricante feitos no México. Segundo o anúncio, as operações da GM naquele país estão crescendo, enquanto a empresa planeja fechar a unidade de Oshawa.

O sindicato já tinha organizado um ato no último dia 11 de janeiro e foi contata por advogados da GM que exigiam que o anúncio na TV não fosse ao ar.

 

Negociação no Brasil

 

No Brasil, onde lidera as vendas de carros com a Chevrolet, a montadora vem tentando negociar com sindicatos uma série de propostas para reduzir custos, alegando seguidos prejuízos nos últimos anos. No último sábado, a GM afirmou que, se conseguir um acordo, poderá investir mais US$ 10 bilhões no país.

 

As propostas incluem redução do piso salarial, terceirização e o fim da estabilidade para funcionários que sofreram lesão ocupacional ou acidente de trabalho e foram recebidas com resistência por sindicatos como o do São Caetano, no ABC paulista, São José dos Campos (SP) e Gravataí (RS), onde a GM tem fábricas. A negociação continua.

Por G1



Voltar Topo
 

Rua Mois�s Santana, n� 99 - Bairro S�o Jo�o
Catalão - Goiás. CEP: 75703-060.
E-mail: simecat@simecat.org.br
Telefone: (PABX/FAX): (64) 3442-4296

© 2010 - 2013 Copyright

HIST�RIA
DIRETORIA
CONVEN��O COLETIVA
ACORDOS COLETIVOS
HOMOLOGA��O
NOTÍCIAS | FOTOS | VÍDEOS

CURSOS
EVENTOS
ASSESSORIA JUR�DICA
CONV�NIOS
FILIE-SE
FALE CONOSCO