Previs�o era de o imposto dos produtos voltar ao patamar original em julho. Al�quotas atuais ser�o mantidas at� dezembro, diz Mantega.
O governo anunciou nesta segunda-feira (30) que ser�o mantidas as atuais al�quotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros, m�veis e pain�is de madeira. Pela programa��o anterior do governo, a al�quota "cheia" do IPI, que vigorava antes do in�cio do desconto, seria retomada a partir desta ter�a (1�).
O imposto dos carros vai ficar entre 3% e 25%, dependendo do motor, at� o fim do ano. Se voltassem � al�quota normal, como era esperado, ficaria entre 7% e 25%.
O IPI de m�veis, pain�is, revestimentos de m�veis e lumin�rias foi mantido em 4%, e n�o subiu para o patamar de 5%, que vigorava antes do in�cio das desonera��es.
No caso de lumin�rias, ser� mantida a al�quota de 12%, em vez do �ndice cheio de 15%.
Foram feitos dois an�ncios separados na tarde desta segunda. O de autom�veis foi feito primeiro, pelo ministro Guido Mantega, ap�s reuni�o com representantes da Associa��o Nacional dos Fabricantes de Ve�culos Automotores (Anfavea), em S�o Paulo.
"Vamos manter estas al�quotas at� dezembro, para estimular as vendas do setor", afirmou Mantega.
Os emplacamentos de ve�culos est�o em baixa neste ano, em rela��o a 2013. De janeiro a maio, a queda � de 5,4% sobre o mesmo per�odo do ano passado. "Nossa expectativa com a manuten��o destas al�quotas � ter um segundo semestre melhor do que o primeiro", afirmou o presidente da Anfavea, Luiz Moan. O executivo, no entanto, n�o quis adiantar n�meros das vendas do semestre, que devem ser divulgados nos pr�ximos dias.
IPI de carros
Os descontos para o IPI em carros come�aram em maio de 2012, tamb�m em virtude da queda nas vendas e aumento no estoque das montadoras e das lojas.
A al�quota sofreu um primeiro aumento no ano passado e um outro em janeiro deste ano, que n�o valeu para os carros populares (com motor 1.0). Para esses ve�culos, o IPI continua em 3%. Se voltasse � al�quota normal, subiria para 7%.
Para carros com motor entre 1.0 e 2.0 flex, a al�quota do IPI ser� mantida em 9%, a mesma desde janeiro passado. At� o fim de 2013 ela estava em 7%. Se fosse retomada de forma integral, chegaria a 11%.
Para os ve�culos com a mesma faixa de motoriza��o, mas movidos apenas a gasolina, a al�quota � mantida em 10%. Caso retornasse ao patamar normal, seria de 13%.
Para carros com motor maior do que 2.0 litros, j� era v�lida a al�quota normal (n�o houve desconto), de 18% para os flex e 25% para os movidos a gasolina.
O IPI para os utilit�rios � mantido em 3%, quando a al�quota normal seria de 4% a 8%.
Segundo Mantega, a ren�ncia fiscal com a manuten��o do IPI ser� da ordem de R$ 800 milh�es. O ministro acrescentou que o governo deixou de arrecadar um montante de mesmo volume no primeiro semestre, com as al�quotas atuais do imposto.
IPI de m�veis
Mais tarde, o minist�rio anunciou a manuten��o do IPI dos m�veis, pain�is, revestimentos de m�veis e lumin�rias, ap�s reuni�o com representantes da Associa��o Brasileira das Ind�strias do Mobili�rio (Abim�vel), da Associa��o Brasileira da Ind�stria de Pain�is de Madeira (Abipa) e da Ind�stria Brasileira de �rvores (IB�).
Segundo o Minist�rio da Fazenda, a ren�ncia fiscal com a prorroga��o da al�quota menor ser� de cerca de R$ 320 milh�es no ano e de R$ 161,6 milh�es no segundo semestre.
Anfavea
Para a Anfavea, o volume de vendas de ve�culos poderia cair ainda mais no pa�s, se o IPI subisse.
�A manuten��o das al�quotas de IPI significa a n�o altera��o de pre�os neste momento, que se ocorresse seria um fator extremamente negativo para as vendas deste segundo semestre�, disse o presidente da Anfavea.
Moan informou, por�m, que a previs�o de crescimento de 1,1% nas vendas em 2014 ser� revista na divulga��o do balan�o de junho do setor, prevista para os pr�ximos dias.
Por Darlan Alvarenga - G1