No dia em que comemora 20 anos de fundação, 24 de junho, o Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT) realizou a solenidade de posse da nova diretoria, para o período 2024/2028. A chapa única, encabeçada por Carlos Albino de Rezende Júnior, foi eleita com 97,55% de aprovação dos votos válidos, em março.
Durante a solenidade, foi exibido um vídeo que mostrou, em fotos, um pouco da trajetória do SIMECAT em duas décadas. A posse foi presidida por Everton Alves (Pingo), presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Catalão (SINDCOM), que ressaltou a importância do SIMECAT para os demais sindicatos locais.
“Não são 20 dias, nem 20 meses, são 20 anos. Deveríamos todos os dias de manhã assistir a esse vídeo, para revigorar a energia e entender o que esse sindicato, essa diretoria, ao longo de duas décadas, construiu e fez por Catalão e pelos trabalhadores. Participei muito dessa história, portanto, sei o que o SIMECAT fez, faz e ainda vai fazer por nossa cidade, pelos trabalhadores, por todos nós”, destacou Pingo.
Arnaldo Antunes, presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas do Centro-Oeste (FEQUIM), e secretário geral do METABASE (Indústrias extrativas, minerais, na fabricação de adubos, corretivos e defensivos agrícolas) ressaltou que o METABASE sempre se espelhou no SIMECAT e afirmou que ambos os sindicatos são parceiros, lutando pelos direitos dos trabalhadores em Catalão.
“Temos orgulho de ser parceiros do SIMECAT e confesso que já utilizamos boas ideias do sindicato dos metalúrgicos em nosso sindicato, como por exemplo, deixar de fazer as assembleias dos trabalhadores em um salão e levar as mesmas para o chão de fábrica. Inclusive, nós compramos o primeiro caminhão do SIMECAT, o Treme Terra”, mudando totalmente as nossas mobilizações,” relembrou.
Para Elizeu Sipriano, aposentado do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e região, que fez questão de prestigiar a solenidade, o SIMECAT sempre foi referência para outros sindicatos. Durante os anos de sindicalismo, ele esteve várias vezes apoiando o SIMECAT em Catalão.
“O SIMECAT tem compromisso com a categoria, peço a Deus que continue dando muita sabedoria, dedicação, para o presidente Carlos Albino e seus diretores, para poder conduzir a categoria, sempre buscando aquilo que for melhor para todos”, reforçou.
Bastante emocionado, Carlos Albino agradeceu a presença de todos, afirmando que um filme passou por sua mente ao ver o vídeo que mostra como toda essa história começou. Ele recordou as dificuldades vividas e as conquistas obtidas em duas décadas de atuação do SIMECAT.
“São 20 anos de luta e dedicação. Já passamos momentos difíceis em que pensamos que não conseguiríamos continuar com o sindicato, mas Deus tem nos ajudado a não desistir, a continuar nessa jornada. São duas décadas, de conquistas históricas, como redução de jornada, implementação de vale-alimentação, abonos, prêmios, participação nos lucros e resultados em partes iguais, adesão de dias “ponte”, entre outras vitórias que conquistamos para a categoria. A nossa história não para por aqui, ainda temos muito a fazer”, concluiu o presidente do SIMECAT, sem conseguir controlar as lágrimas.
Também participaram da solenidade, Wagner Oliveira Borges, presidente do Sindicato dos Motoristas Cegonheiros do Estado de Goiás (SMCEG), Leandro Borges, presidente do Sindicato da Construção Civil e Mobiliário de Catalão, Danilo Corinto, gerente da Unidade Integrada SESI SENAI Catalão, Diego França da Silva, Relações Trabalhistas e Sindicais e Wilson Machado da Silva, Recursos Humanos, da Mitsubishi, representantes do SINTEGO, diretores do METABASE, entre outros convidados.
Lara Cristina– Assessoria de Imprensa SIMECAT
|
|