PLUGIN_ESTATISTICA
Simecat





Home » Notícias
00/00/0000 | Notícias
Política do salário mínimo avança na Câmara

A Câmara dos Deputados aprovou ontem regime de urgência para dois projetos de lei que estendem a atual política de valorização do salário mínimo, que venceria em 2015, até 2019. O requerimento, que permite que as propostas sejam analisadas diretamente pelo plenário, sem passar pelas comissões, foi aprovado por unanimidade em meio ao debate eleitoral.

A disputa teve início com pronunciamento da presidente Dilma Rousseff na TV, em comemoração ao 1º de maio, em que ela prometeu manter a política de valorização do salário mínimo em um eventual segundo mandato - mas não disse qual a fórmula do reajuste que seria adotado.

Os dois principais adversários de Dilma, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), também prometeram manter a política de valorização do mínimo. O tucano fez o gesto mais concreto, com a apresentação de projeto assinado pelo líder do partido na Câmara, deputado Antônio Imbassahy (BA).

Ontem, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), afirmou que a votação em plenário dependeria de acordo com os líderes partidários. Mais cedo, o líder do governo, Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse ao Valor que iria apoiar a urgência para não dar discurso para a oposição, mas ainda não havia definição sobre o mérito.

Além do projeto do PSDB, também teve urgência aprovada proposta do PSD que estende a política de valorização do mínimo e amplia a correção para os aposentados. A atual fórmula aumenta o mínimo pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) dos 12 meses anteriores mais o percentual de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes. Ambos os projetos têm que passar pelo Senado antes de ir à sanção presidencial.

Por Valor

Fonte: Força Sindical



Voltar Topo
 

Rua Mois�s Santana, n� 99 - Bairro S�o Jo�o
Catalão - Goiás. CEP: 75703-060.
E-mail: simecat@simecat.org.br
Telefone: (PABX/FAX): (64) 3442-4296

© 2010 - 2013 Copyright

HIST�RIA
DIRETORIA
CONVEN��O COLETIVA
ACORDOS COLETIVOS
HOMOLOGA��O
NOTÍCIAS | FOTOS | VÍDEOS

CURSOS
EVENTOS
ASSESSORIA JUR�DICA
CONV�NIOS
FILIE-SE
FALE CONOSCO