O presidente Miguel Torres (Força Sindical, CNTM e Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes) foi convidado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a continuar como integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República) e tomará posse nesta terça, 5 de agosto de 2025, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, durante a 5ª Reunião Plenária do Conselhão.
O evento contará com as presenças do presidente Lula, de ministros de Estado e de centenas de lideranças políticas, sindicais, empresariais, acadêmicas, indígenas e sociais, que farão parte deste novo mandato de 2 anos, e terá na programação debates e apresentações temáticas das comissões do Conselhão.
O Conselhão foi criado em 2003, no primeiro mandato do presidente Lula, para o governo federal ampliar o diálogo com a sociedade e promover mais políticas públicas. Em 2023, no início do terceiro mandato do presidente Lula, o Conselhão retomou com um olhar para a sustentabilidade e maior participação de mulheres, mas com os mesmos objetivos de ouvir os amplos setores representativos e organizados da sociedade e, principalmente, de cuidar do povo brasileiro social e economicamente mais vulnerável.
“Me sinto lisonjeado por este reconhecimento do presidente Lula. Neste novo período do Conselhão, continuarei contribuindo com as propostas da classe trabalhadora e do movimento sindical unificado, representativo e atuante, para acelerar o desenvolvimento do Brasil – com geração de empregos de qualidade e direitos para todos e todas, distribuição de renda, justiça e inclusão social – e acabar com a fome, a pobreza, as desigualdades sociais”, diz Miguel Torres.
“Todos nós, do Conselhão, precisamos e iremos, com certeza, continuar dialogando e contribuindo com o governo Lula na mobilização da sociedade brasileira progressista e humanista contra os ataques fascistas, sejam eles internos ou externos, à nossa soberania nacional e ao Estado Democrático de Direito”, reforça Miguel Torres.
CNTM