PLUGIN_ESTATISTICA
Simecat





Home » Notícias
00/00/0000 | Notícias
Salário sobe acima da inflação

Alta acumulada nos últimos 12 meses encerrados em março foi de 8,2%. No mesmo período, IPCA ficou em 6,15%

O avanço do salário nominal está menor nos últimos meses, mas ele ainda cresce acima da inflação. Nos 12 meses encerrados em março - último dado disponível -, a alta acumulada é de 8,2% nas seis regiões metropolitanas (Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre) pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Brasil só não enfrenta um paradoxo com um salário nominal crescendo tanto num momento em que a economia dá sinais de desaceleração porque a inflação continua elevada. A expectativa do mercado expressa no boletim Focus, do Banco Central, divulgada na segunda-feira, é que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) encerre o ano em 6,39%, enquanto o crescimento esperado para o Produto Interno Bruto (PIB) será de 1,69%, abaixo do avanço de 2,3% no ano passado.

“Um cenário melhor do ponto de vista da estabilidade seria se o País tivesse uma inflação mais baixa, consequentemente um reajuste nominal menor, mas o ganho real no nível que está agora”, diz Fernando de Holanda Barbosa Filho, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV).

Emprego industrial

Sem uma retomada firme da produção e com empresários pouco confiantes, o emprego na indústria encolhe neste ano. Os salários, no entanto, mantêm a tendência de alta diante da competição por mão de obra - em especial a mais qualificada.

No primeiro trimestre, a indústria perdeu 2% do total de seus trabalhadores na comparação com o mesmo período de 2013 - o décimo trimestre consecutivo de queda, segundo o IBGE. Já o rendimento subiu 2,1%, ritmo menor do que o registrado em períodos anteriores. De fevereiro para março, o número de pessoas ocupadas cresceu 0,2%.

Por O Popular



Voltar Topo
 

Rua Mois�s Santana, n� 99 - Bairro S�o Jo�o
Catalão - Goiás. CEP: 75703-060.
E-mail: simecat@simecat.org.br
Telefone: (PABX/FAX): (64) 3442-4296

© 2010 - 2013 Copyright

HIST�RIA
DIRETORIA
CONVEN��O COLETIVA
ACORDOS COLETIVOS
HOMOLOGA��O
NOTÍCIAS | FOTOS | VÍDEOS

CURSOS
EVENTOS
ASSESSORIA JUR�DICA
CONV�NIOS
FILIE-SE
FALE CONOSCO