PLUGIN_ESTATISTICA
Simecat





Home » Notícias
03/05/2017 | Notícias
Semana é marcada por protestos e comemorações ao trabalhador

A semana passada foi agitada para os trabalhadores de Catalão. Eles participaram de atividades intensas de mobilização contra as reformas e comemorações pelo Dia do Metalúrgico e do Trabalhador. Milhares de trabalhadores participaram das ações organizadas pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT).

No dia 25 de abril, o SIMECAT realizou assembleia na John Deere e na Mitsubishi para convocar os trabalhadores para a greve geral de 28 de abril. O Sindicato distribuiu materiais informativos e transmitiu vídeos explicando os prejuízos das reformas da Previdência e Trabalhista e a Terceirização e a importância de se protestar contra as maldades propostas pelo Governo Federal, pois representam uma ameaça aos direitos dos trabalhadores. No final do dia, foram realizados adesivaços em ambas empresas.

No dia 26 de abril, o Sindicato homenageou 50 trabalhadores em Sessão Solene na Câmara Municipal do município. A entrega da comenda Metalúrgico de Aço teve início em 2011, com uma proposta de autoria do vereador e diretor do SIMECAT, Rodrigão. Neste ano, completou a marca de 350 metalúrgicos homenageados.

Já no dia 28 de abril, acompanhando a orientação nacional das Centrais Sindicais e de Movimentos Sociais, aconteceu a Greve Geral em protesto contra as reformas. Em Catalão, cerca de 2.500 trabalhadores de diversas categorias participaram do ato. A greve foi marcada por parada de produção, caminhada pela BR-050 e principais ruas do Centro e paralisação do terminal de ônibus coletivo. O dia foi encerrado com uma roda de conversa no anfiteatro da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Além do SIMECAT, ajudou na organização do protesto a Frente Sindical Contra as Reformas, um coletivo formado por sindicatos e movimentos sociais. No País, em torno de 40 milhões de pessoas aderiram à Greve Geral e protestaram contra as reformas que estão tramitando no Congresso Nacional.

E para celebrar o Dia do Trabalhador (1° de Maio), o SIMECAT realizou a tradicional Festa do Trabalhador no dia 30 de abril. Nesta 12ª edição, a comemoração aconteceu em parceria com o Sesi Catalão. Aproximadamente 2 mil pessoas passaram pelo Clube Sesi ao longo do dia. Além dos metalúrgicos, industriários de outras categorias e seus dependentes desfrutaram de uma programação especial com torneios esportivos, gincanas, espaços kids e zen e shows musicais.

Diversos prêmios foram sorteados pelo SESI e o SIMECAT. Cerca de 1.300 associados do SIMECAT concorreram, exclusivamente, a 1 moto 0 km e 5 vale-compras de R$ 1 mil. Os trabalhadores que completaram 10 anos de associados também receberam de presente um relógio de pulso personalizado.

Para o presidente do SIMECAT, Carlos Albino, todas as ações realizadas foram positivas. “Foi uma semana extremamente desgastante, mas gratificante. Tivemos o momento de protestar, mas também tivemos oportunidade de reunir a família metalúrgica para comemorar duas grandes datas”, afirma. Ele lembra ainda que a classe trabalhadora enfrenta um período muito difícil e preocupante, mas que os trabalhadores deram uma importante contribuição quando foram às ruas no dia 28 para protestar.

Por Juliana Barbosa – Assessoria de Imprensa SIMECAT



Voltar Topo
 

Rua Moisés Santana, n° 99 - Bairro São João
Catalão - Goiás. CEP: 75703-060.
E-mail: simecat@simecat.org.br
Telefone: (PABX/FAX): (64) 3442-4296

© 2010 - 2013 Copyright

HISTÓRIA
DIRETORIA
CONVENÇÃO COLETIVA
ACORDOS COLETIVOS
HOMOLOGAÇÃO
NOTÍCIAS | FOTOS | VÍDEOS

CURSOS
EVENTOS
ASSESSORIA JURÍDICA
CONVÊNIOS
FILIE-SE
FALE CONOSCO