PLUGIN_ESTATISTICA
Simecat





Home » Notícias
04/02/2015 | Notícias
Sindicalistas protestam por melhorias no INSS Catalão

Na manhã do dia 04 de fevereiro, o Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT) e os demais sindicatos que representam os trabalhadores na cidade bloquearam a agência da Previdência Social para protestar. Eles exigiram melhorias nos serviços do órgão e cobraram agilidade das perícias médicas.

Conforme apurado pelo SIMECAT, os trabalhadores afastados por motivo de saúde precisam esperar por quase dois meses pelo atendimento e durante este período ficam sem o salário e sem auxilio da previdência. “A pericia está demorando cerca de 45 dias para ser marcada. Depois vão mais alguns dias pra receber. Neste prazo, o trabalhador fica sem receber da empresa e do INSS. A situação dos companheiros realmente é crítica, infelizmente”, lamenta o secretário de Saúde do SIMECAT, André Felício.

Além do problema com o agendamento das perícias médicas, há diversas denúncias de trabalhador reabilitado pelo INSS mesmo sem ter condições de voltar ao trabalho. Outro fator que tem causado revolta é a dificuldade na concessão da aposentadoria especial, para os casos específicos dos trabalhadores das mineradoras.  “É um absurdo este descaso com os trabalhadores, principalmente no que se refere às perícias. É nessa hora que ele mais precisa do INSS. Não dá para esperar 60 dias para colocar comida na mesa e pagar as contas”, afirma o presidente do SIMECAT, Carlos Albino.

A mobilização no INSS Catalão foi encabeçada pelo SIMECAT, porém, contou com o apoio do Metabase, SindCom, Sintracom, Sindtransporte, de Catalão,  SindBebidas e Sindicatos do Metalúrgicos de Anápolis, Sindnapi-GO e Força Sindical Goiás.

Resultados

No mesmo dia, os sindicatos conseguiram se reunir com a Gerente Regional do INSS e apresentar a pauta de reivindicação dos trabalhadores. As principais reivindicações foram: redução do prazo para perícias médicas; humanização do atendimento; maior clareza na transmissão de informações aos segurados; apuração da causa de a maioria das CATs (Comunicação de Acidente de Trabalho) abertas pelo sindicato serem indeferidas; agilizar a análise das aposentadorias especiais; abertura de diálogo com o movimento sindical.

Um ofício também foi encaminhado à Superintendência e uma reunião agendada para o dia 12 de fevereiro, porém, alegando falta de verba para viajar, os representantes do INSS cancelaram a reunião. O SIMECAT tenta remarcar a reunião.

Por Juliana Barbosa – Assessoria de Imprensa SIMECAT

 



Voltar Topo
 

Rua Mois�s Santana, n� 99 - Bairro S�o Jo�o
Catalão - Goiás. CEP: 75703-060.
E-mail: simecat@simecat.org.br
Telefone: (PABX/FAX): (64) 3442-4296

© 2010 - 2013 Copyright

HIST�RIA
DIRETORIA
CONVEN��O COLETIVA
ACORDOS COLETIVOS
HOMOLOGA��O
NOTÍCIAS | FOTOS | VÍDEOS

CURSOS
EVENTOS
ASSESSORIA JUR�DICA
CONV�NIOS
FILIE-SE
FALE CONOSCO