PLUGIN_ESTATISTICA
Simecat





Home » Notícias
23/10/2014 | Notícias
Sindicato diz que GM quer demitir 200
Após reunião do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano e a GM (General Motors), na tarde de ontem, o presidente da entidade, Aparecido Inácio da Silva, o Cidão, afirmou que a montadora entende que há excedente na fábrica de São Caetano de 1.070 funcionários. Por isso, a empresa teria apresentado a ideia de dispensar, no mínimo, 200 empregados e negociar lay-off (suspensão temporária de contrato de trabalho) para os demais operários.

Segundo Cidão, a empresa teria apresentado na mesa proposta casada. “Eles querem mandar embora alguns e suspender outros. Mas eu não posso avançar na discussão com a empresa fazendo uma sugestão dessas.”

O sindicalista lembrou ainda que a perspectiva de melhora da montadora é pessimista para até o primeiro semestre de 2015. “Eles entendem que o cenário é muito negativo. E preveem possível melhora apenas para julho do ano que vem.”

Cidão avisou que, provavelmente, a entidade fará assembleia na porta da GM amanhã, às 15h. Procurada, a empresa não se manifestou.

HISTÓRICO - As negociações entre sindicato e companhia já vêm acontecendo há alguns dias. No dia 16, a montadora tinha deixado claro, conforme relatou Cidão, que queria demitir pelo menos 400 trabalhadores ainda neste ano. A intenção no início da conversa era, no entanto, de dispensar 500 funcionários e colocar em lay-off outros 500.

No começo do mês, a montadora abriu PDV (Programa de Demissão Voluntária), que foi aderido por 33 funcionários. Todos eles tinham acesso a benefícios, que melhoravam quanto mais tempo de empresa tinham os metalúrgicos, ou se estavam próximos da aposentadoria ou já eram aposentados.

A entidade garantiu ainda que cerca de 140 trabalhadores foram dispensados no segundo semestre. Em abril, 6.000 entraram em férias coletivas de 14 a 27 de abril. Em março, 348 profissionais aderiram a outro PDV da empresa.

Cidão já havia citado que a empresa sinalizara que encerraria as atividades do terceiro turno, da 0h às 6h. Esse período contava, no primeiro trimestre, com cerca de 2.000 funcionários. Hoje, a GM possui, ao todo, em torno de 11,5 mil operários.

Por Diário do Grande ABC
Fonte: Força Sindical 

Voltar Topo
 

Rua Mois�s Santana, n� 99 - Bairro S�o Jo�o
Catalão - Goiás. CEP: 75703-060.
E-mail: simecat@simecat.org.br
Telefone: (PABX/FAX): (64) 3442-4296

© 2010 - 2013 Copyright

HIST�RIA
DIRETORIA
CONVEN��O COLETIVA
ACORDOS COLETIVOS
HOMOLOGA��O
NOTÍCIAS | FOTOS | VÍDEOS

CURSOS
EVENTOS
ASSESSORIA JUR�DICA
CONV�NIOS
FILIE-SE
FALE CONOSCO