PLUGIN_ESTATISTICA
Simecat





Home » Notícias
00/00/0000 | Notícias
Trabalhadores de Anápolis fazem prosteto para cobrar conclusão de viaduto

Trabalhadores do Distrito Agroindustrial de Anápolis/GO (DAIA) protestaram, na manhã da quinta-feira (22), contra a demora na conclusão do viaduto da BR 060/153 e os transtornos causados pela obra. O ato coincidiu com a ida da presidenta da República, Dilma Rousseff, ao município para inauguração do trecho da ferrovia Norte-Sul, que liga a cidade a Palmas (TO).

Em média 3.000 trabalhadores paralisaram suas atividades, por cerca de 4 horas, e bloquearam a via de acesso ao DAIA. Eles pediram agilidade nas obras do viaduto, que quando concluído, facilitará o acesso ao maior pólo industrial do município.  

Trabalhadores e empresários do DAIA e os motoristas que trafegam pela BR estão sendo diretamente prejudicados com os transtornos causados pela obra. Os trabalhadores, por exemplo, todos os dias estão enfrentando congestionamento de 2h para ir para o trabalho e na volta para casa.

A obra é do governo federal, foi lançada em abril de 2013 e estava prevista para ser entregue no mês de fevereiro deste ano. Porém, até agora, não há informações a respeito da conclusão. “Diariamente os trabalhadores são obrigados a enfrentar congestionamento. Outro grande problema é a falta de sinalização nos desvios e a precariedade dos mesmos, pois são verdadeiros atoleiros. Diversas vidas se perderam neste trecho também. Tudo isso é inaceitávelâ€, afirma o presidente da Federação dos Metalúrgicos de Goiás, Carlos Albino.

Diante da situação de calamidade, a Federação dos Metalúrgicos de Goiás (FemGoiás), com o apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Anápolis e de sindicatos dos estados de Goiás e São Paulo, tomou frente do manifesto visando chamar a atenção do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), órgão responsável pela obra, para que seja concluída rapidamente.

Resultados

Em meio ao protesto, a Procuradoria da República fez um acordo com os trabalhadores. Sendo assim, foi marcada uma reunião com o diretor geral do DNIT, Jorge Ernesto Pinto Fraxe, na próxima terça-feira (27), às 15 horas, em Brasília. A comissão que participará do encontro é formada pelo presidente da Federação, Carlos Albino; presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Anápolis, Reginaldo Faria; empresários do DAIA e um engenheiro de tráfego.   

Metalúrgicos reivindicam PLR

Na oportunidade, os metalúrgicos da CAOA Hyundai também fizeram um manifesto em prol da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O sindicato e os trabalhadores pediram que a empresa negocie a PLR.

Após o protesto pelo viaduto, os trabalhadores da montadora fizeram uma caminhada de 5 km até a empresa, onde aconteceu uma assembleia que reprovou a proposta de PLR. A paralisação se estendeu durante toda a manhã como forma de advertir a empresa. Eles garantiram que se a empresa não atender as reivindicações, entrarão em greve.   

Por Juliana Barbosa – Assessoria de Imprensa FemGoiás



Voltar Topo
 

Rua Mois�s Santana, n� 99 - Bairro S�o Jo�o
Catalão - Goiás. CEP: 75703-060.
E-mail: simecat@simecat.org.br
Telefone: (PABX/FAX): (64) 3442-4296

© 2010 - 2013 Copyright

HIST�RIA
DIRETORIA
CONVEN��O COLETIVA
ACORDOS COLETIVOS
HOMOLOGA��O
NOTÍCIAS | FOTOS | VÍDEOS

CURSOS
EVENTOS
ASSESSORIA JUR�DICA
CONV�NIOS
FILIE-SE
FALE CONOSCO