PLUGIN_ESTATISTICA
Simecat





Home » Notícias
00/00/0000 | Notícias
Trabalho: A Copa não pode atrapalhar a carreira

Trabalhador precisa tomaro cuidado de evitar excessos nas comemorações na empresa para não prejudicar sua profissão

Em época de Copa do Mundo, é inevitável se deixar levar pela euforia dos jogos, principalmente quando a seleção brasileira entra em campo. Uma pesquisa da Robert Half mostra que 52% dos diretores de RH acreditam que esse período trará impacto positivo e disposição aos colaboradores. Além disso, 82% das empresas alteram a rotina de trabalho. Porém, o trabalhador deve tomar alguns cuidados para não passar dos limites e deixar que o mundial prejudique sua carreira.

A maioria das empresas dispensa os funcionários algumas horas antes dos jogos do Brasil. Mas, nos casos em que é preciso voltar ao trabalho depois das partidas, é montada uma estrutura no próprio local de trabalho, como a colocação de TVs ou telões. Algumas empresas decoram o ambiente, estimulam o uso do verde e amarelo e até oferecem lanches aos funcionários que não podem sair durante as partidas.

A gestora de Recursos Humanos do Instituto de Pós-Graduação (IPOG), Catarina Portugal, alerta que o trabalhador que vai assistir os jogos na empresa deve ter bom senso, ou seja, saber os limites da etiqueta profissional. Uma das principais dicas, segundo ela, é não entrar em discussões polêmicas sobre futebol e evitar gritos, xingamentos e até batidas fortes em mesas (veja quadro). Quando o jogo acabar, é importante esquecer a euforia e voltar a focar no trabalho. Bebida alcoólica na empresa? Nem pensar.

INTEGRAÇÃO

Nesse caso, Catarina lembra que a empresa pode aproveitar o jogo para promover um clima de integração entre os funcionários, aprimorando as relações pessoais. Se a empresa não liberar a saída durante os jogos, ela recomenda que o funcionário não reclame e aproveite para fazer essa integração com colegas, até de outros departamentos.

Já nas empresas que liberam seus funcionários mais cedo, é importante que eles mantenham o foco em suas atividades antes desse horário de saída. Muitos acabam deixando se levar pela euforia e não conseguem cumprir suas tarefas corretamente. Como o expediente é reduzido, aumenta a importância desse foco no trabalho. “É complicado, porque está todo mundo animado e na expectativa do jogo. Mas é preciso aproveitar essa euforia para produzir mais e dar o melhor de si.”

Sair antes do horário determinado? Nem pensar. Ela alerta que é normal o torcedor ficar querendo entrar logo no clima de festa com a família, mas o profissional não pode se esquecer de que a empresa está observando o comportamento de seus colaboradores nessas situações atípicas, quando se sai da rotina.

Por Lúcia Monteiro - O Popular



Voltar Topo
 

Rua Mois�s Santana, n� 99 - Bairro S�o Jo�o
Catalão - Goiás. CEP: 75703-060.
E-mail: simecat@simecat.org.br
Telefone: (PABX/FAX): (64) 3442-4296

© 2010 - 2013 Copyright

HIST�RIA
DIRETORIA
CONVEN��O COLETIVA
ACORDOS COLETIVOS
HOMOLOGA��O
NOTÍCIAS | FOTOS | VÍDEOS

CURSOS
EVENTOS
ASSESSORIA JUR�DICA
CONV�NIOS
FILIE-SE
FALE CONOSCO