PLUGIN_ESTATISTICA
Simecat





Home » Notícias
00/00/0000 | Notícias
Vendas de máquinas deverão recuar 12% no Brasil em 2014

Mesmo esperando uma recuperação nas vendas de máquinas agrícolas das montadoras para as revendas do país neste segundo semestre, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) revisou para baixo as estimativas para o segmento no acumulado do ano.

No mês passado, ainda que não tivesse revisado oficialmente suas projeções anteriores de estabilidade, a entidade estimava que a comercialização interna não registraria queda de dois dígitos este ano, segundo Milton Rego, vice-presidente da entidade. Porém, diante da performance negativa no primeiro semestre de 2014, a projeção da Anfavea é que as vendas internas tenham redução de 12% este ano ante o volume recorde de 83 mil unidades comercializadas em 2013, e somem 73 mil (o número inclui um pequeno percentual de máquinas rodoviárias).

Mesmo que a previsão para 2014 se concretize, o volume comercializado ainda será superior às 70,1 mil unidades vendidas no país em 2012. De acordo com Rego, o mercado não está saturado e o segmento continuará a crescer no Brasil nos próximos anos.

Nos últimos 12 meses até junho, as vendas domésticas de máquinas agrícolas totalizaram 74,8 mil unidades, recuo de 6% sobre igual período um ano antes. Observando outros períodos anteriores de 12 meses, é possível verificar que há ondas de crescimento e estabilidade, afirmou Rego. Para ele, o momento atual é de acomodação.

Em junho, as vendas domésticas de máquinas agrícolas das montadoras para as revendas totalizaram 5.782 unidades, redução de 6% ante maio e de 21,5% sobre o mesmo mês de 2013. No primeiro semestre de 2014, a comercialização caiu 20%, para 32.901 unidades.

Entre os motivos para a redução das vendas estão a menor rentabilidade das principais culturas agrícolas na comparação com o ano passado e a queda de confiança dos produtores rurais em relação à política macroeconômica do país, afirmou Rego. "Não significa que o mercado está ruim, está mais conservador".

Tradicionalmente o segundo semestre é o período do ano em que há maior demanda por tratores, que representam o principal volume entre as máquinas que compõem as estatísticas da Anfavea. A expectativa é que os produtores rurais voltem a elevar as compras neste período do ano. A entidade estima que a comercialização interna no segundo semestre crescerá 21,9% ante os primeiros seis meses do ano, para 40,1 mil unidades.

Para a produção, a Anfavea projeta alta de 15% no segundo semestre sobre o primeiro, para 46,4 mil unidades. De janeiro a junho, foram produzidas 40.407 unidades, 16,5% menos que em igual intervalo de 2013. Assim, a produção acumulada neste ano deve cair 13,3% ante 2013, para 87 mil unidades.

As exportações também devem crescer neste segundo semestre - 12,1% - sobre os primeiros seis meses do ano, para 7,4 mil unidades. Apesar do crescimento esperado no período, a projeção da Anfavea é de queda de 10,3% no volume exportado de máquinas agrícolas este ano, sobre 2013, para 14 mil unidades. De janeiro a junho deste ano, os embarques caíram 6,3%, para 6.569 unidades.

Rego deixará a Anfavea e seu cargo de diretor na fabricante CNH para, na próxima semana, assumir a presidência-executiva da Associação Brasileira do Alumínio. Seu lugar na Anfavea será ocupado por Ana Helena de Andrade, da AGCO.

Por Carine Ferreira - Valor Econômico

Fonte: Força Sindical



Voltar Topo
 

Rua Mois�s Santana, n� 99 - Bairro S�o Jo�o
Catalão - Goiás. CEP: 75703-060.
E-mail: simecat@simecat.org.br
Telefone: (PABX/FAX): (64) 3442-4296

© 2010 - 2013 Copyright

HIST�RIA
DIRETORIA
CONVEN��O COLETIVA
ACORDOS COLETIVOS
HOMOLOGA��O
NOTÍCIAS | FOTOS | VÍDEOS

CURSOS
EVENTOS
ASSESSORIA JUR�DICA
CONV�NIOS
FILIE-SE
FALE CONOSCO